Notícias

Ministro da Saúde participa em “SNS – Melhores Dados | Mais Transparência”

23 Novembro, 2017

“Estamos a entrar num domínio em que os ecossistemas informacionais, as aplicações e a inovação fazem, não só, obrigatoriamente parte da nossa vida, mas dominam muito a nossa relação com os outros”, começou por afirmar o ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, no arranque da sessão da tarde da conferência, realizada hoje, e dedicada à análise dos dados e da transparência no SNS.

Numa referência à transformação digital que o Ministério da Saúde tem posto em prática para simplificar a vida dos cidadãos, Adalberto Campos Fernandes realçou a importância de colocar o cidadão no centro do sistema de saúde, “uma batalha que nunca podemos deixar esmorecer”.

sns1

Destacando o papel da SPMS, EPE na concretização das medidas do Simplex + para a Saúde, processo já bastante avançado, o responsável pela Saúde adiantou que os objetivos da segunda metade da legislatura centram-se em simplificar e facilitar a vida de quem trabalha na Saúde e de quem utiliza e precisa do Sistema de Saúde. “A tecnologia de hoje tem que ser intuitiva. Tudo aquilo que seja relacionado com a desmaterialização e inovação é posto ao serviço de cada um de nós”, sublinhou.

No final da intervenção do ministro da Saúde, seguia-se a apresentação do BICSP, o novo sistema de Business Intelligence para os Cuidados de Saúde Primários (BICSP). “É uma pequena revolução no modelo de contratualização e da relação com os Cuidados de Saúde Primários”, evidenciou Adalberto Campos Fernandes, dando início ao debate sobre os mais recentes desenvolvimentos deste sistema. “Melhores dados significam apenas e só mais transparência “, foi a mensagem deixada pelo responsável da pasta da Saúde.

sns4

Com lançamento agendado para dia 15 de dezembro, o BICSP é um instrumento de governação que pretende melhorar a monitorização e qualidade do desempenho de dados, permitindo obter informações de todas as unidades de saúde familiares do país.

Henrique Martins, presidente da SPMS, EPE e Henrique Botelho, coordenador da Reforma dos Cuidados de Saúde Primários encerraram a conferência, que decorreu ao longo do dia, no Centro de Congressos de Lisboa.

“Somos responsáveis pela forma como os utilizadores dão uso ao BICSP e pelo sucesso da mesmo”, reforçou Henrique Botelho, ao falar da qualidade do conhecimento, do ponto de vista da tomada de decisão e da transparência dos dados.

O presidente da SPMS referiu-se ao BICSP como a “materialização de uma necessidade “, adiantando ainda que “a interoperabilidade dos sistemas muitas vezes foi prejudicada pela interoperabilidade das pessoas.”

Esta plataforma é resultado de uma normalização dos dados, a partir de informação base, e sendo uma introdução ao ciclo da vida do profissional, “é um desafio para a SPMS”, frisou Henrique Martins. A expansão do BICSP vai continuar em 2018.

sns5
Temas

| |

Comitiva do Brasil visita SPMS para partilhar experiências em IA

14 Novembro, 2025

A SPMS recebeu, em Lisboa, uma comitiva do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP), Brasil, no dia 13 de novembro. Nuno Costa, vogal executivo da SPMS, foi o anfitrião da visita que teve como objetivo principal promover a partilha de experiências e conhecimentos em saúde digital, com especial destaque para a […]

SPMS apresenta solução de IA na 75.ª Sessão do Comité Regional da OMS Europa

12 Novembro, 2025

No âmbito da 75.ª Sessão do Comité Regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a Europa, a SPMS apresentou a MODE – The Waste Monitoring Model, uma solução de Inteligência Artificial (IA) que visa identificar e prevenir desperdício e fraude nas despesas do Serviço Nacional de Saúde (SNS). O evento realizou-se em Copenhaga, entre […]

Voltar
Voltar para o topo.