Notícias

Ministro da Saúde participa em “SNS – Melhores Dados | Mais Transparência”

23 Novembro, 2017

“Estamos a entrar num domínio em que os ecossistemas informacionais, as aplicações e a inovação fazem, não só, obrigatoriamente parte da nossa vida, mas dominam muito a nossa relação com os outros”, começou por afirmar o ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, no arranque da sessão da tarde da conferência, realizada hoje, e dedicada à análise dos dados e da transparência no SNS.

Numa referência à transformação digital que o Ministério da Saúde tem posto em prática para simplificar a vida dos cidadãos, Adalberto Campos Fernandes realçou a importância de colocar o cidadão no centro do sistema de saúde, “uma batalha que nunca podemos deixar esmorecer”.

sns1

Destacando o papel da SPMS, EPE na concretização das medidas do Simplex + para a Saúde, processo já bastante avançado, o responsável pela Saúde adiantou que os objetivos da segunda metade da legislatura centram-se em simplificar e facilitar a vida de quem trabalha na Saúde e de quem utiliza e precisa do Sistema de Saúde. “A tecnologia de hoje tem que ser intuitiva. Tudo aquilo que seja relacionado com a desmaterialização e inovação é posto ao serviço de cada um de nós”, sublinhou.

No final da intervenção do ministro da Saúde, seguia-se a apresentação do BICSP, o novo sistema de Business Intelligence para os Cuidados de Saúde Primários (BICSP). “É uma pequena revolução no modelo de contratualização e da relação com os Cuidados de Saúde Primários”, evidenciou Adalberto Campos Fernandes, dando início ao debate sobre os mais recentes desenvolvimentos deste sistema. “Melhores dados significam apenas e só mais transparência “, foi a mensagem deixada pelo responsável da pasta da Saúde.

sns4

Com lançamento agendado para dia 15 de dezembro, o BICSP é um instrumento de governação que pretende melhorar a monitorização e qualidade do desempenho de dados, permitindo obter informações de todas as unidades de saúde familiares do país.

Henrique Martins, presidente da SPMS, EPE e Henrique Botelho, coordenador da Reforma dos Cuidados de Saúde Primários encerraram a conferência, que decorreu ao longo do dia, no Centro de Congressos de Lisboa.

“Somos responsáveis pela forma como os utilizadores dão uso ao BICSP e pelo sucesso da mesmo”, reforçou Henrique Botelho, ao falar da qualidade do conhecimento, do ponto de vista da tomada de decisão e da transparência dos dados.

O presidente da SPMS referiu-se ao BICSP como a “materialização de uma necessidade “, adiantando ainda que “a interoperabilidade dos sistemas muitas vezes foi prejudicada pela interoperabilidade das pessoas.”

Esta plataforma é resultado de uma normalização dos dados, a partir de informação base, e sendo uma introdução ao ciclo da vida do profissional, “é um desafio para a SPMS”, frisou Henrique Martins. A expansão do BICSP vai continuar em 2018.

sns5
Temas

| |

Projeto da SPMS é finalista dos Prémios HINTT 2021

20 Agosto, 2021

A SPMS é uma das 10 finalistas dos Prémios HINTT 2021 com o projeto Agendamento Online para a vacinação contra a COVID-19, na categoria Patient Safety. Esta iniciativa promove a partilha de conhecimento sobre o futuro do estado de saúde, com foco na tecnologia e no cidadão. Na edição de 2020, a SPMS foi distinguida […]

SPMS apoia ULSAM no arranque das teleconsultas em lares

10 Agosto, 2021

Com o apoio da SPMS, a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) arrancaram as primeiras teleconsultas de psiquiatria, no início de agosto, em lares. Os lares de Barbeita e Merufe, em Monção, foram os primeiros a realizar teleconsultas em tempo real, garantindo segurança, proteção e confidencialidade dos dados, através da plataforma de telessaúde […]

SPMS organiza evento de encerramento da eHAction

16 Julho, 2021

A eHAction – Joint Action Supporting the eHealth Network, uma ação de colaboração entre os Estados-Membros da União Europeia e outros países europeus, vai realizar o evento "EU Cooperation to Empower Citizens’ Health & Care [Cooperação europeia para capacitar a saúde e o cuidado dos cidadãos]", no próximo dia 21 de julho, por videoconferência, entre as 09h e as 12h.

closing event_noticia SPMS
Voltar
co-financiamento
dapibus venenatis, commodo ut facilisis non Praesent
Voltar para o topo.