Notícias

Ministro da Saúde participa em “SNS – Melhores Dados | Mais Transparência”

23 Novembro, 2017

“Estamos a entrar num domínio em que os ecossistemas informacionais, as aplicações e a inovação fazem, não só, obrigatoriamente parte da nossa vida, mas dominam muito a nossa relação com os outros”, começou por afirmar o ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, no arranque da sessão da tarde da conferência, realizada hoje, e dedicada à análise dos dados e da transparência no SNS.

Numa referência à transformação digital que o Ministério da Saúde tem posto em prática para simplificar a vida dos cidadãos, Adalberto Campos Fernandes realçou a importância de colocar o cidadão no centro do sistema de saúde, “uma batalha que nunca podemos deixar esmorecer”.

sns1

Destacando o papel da SPMS, EPE na concretização das medidas do Simplex + para a Saúde, processo já bastante avançado, o responsável pela Saúde adiantou que os objetivos da segunda metade da legislatura centram-se em simplificar e facilitar a vida de quem trabalha na Saúde e de quem utiliza e precisa do Sistema de Saúde. “A tecnologia de hoje tem que ser intuitiva. Tudo aquilo que seja relacionado com a desmaterialização e inovação é posto ao serviço de cada um de nós”, sublinhou.

No final da intervenção do ministro da Saúde, seguia-se a apresentação do BICSP, o novo sistema de Business Intelligence para os Cuidados de Saúde Primários (BICSP). “É uma pequena revolução no modelo de contratualização e da relação com os Cuidados de Saúde Primários”, evidenciou Adalberto Campos Fernandes, dando início ao debate sobre os mais recentes desenvolvimentos deste sistema. “Melhores dados significam apenas e só mais transparência “, foi a mensagem deixada pelo responsável da pasta da Saúde.

sns4

Com lançamento agendado para dia 15 de dezembro, o BICSP é um instrumento de governação que pretende melhorar a monitorização e qualidade do desempenho de dados, permitindo obter informações de todas as unidades de saúde familiares do país.

Henrique Martins, presidente da SPMS, EPE e Henrique Botelho, coordenador da Reforma dos Cuidados de Saúde Primários encerraram a conferência, que decorreu ao longo do dia, no Centro de Congressos de Lisboa.

“Somos responsáveis pela forma como os utilizadores dão uso ao BICSP e pelo sucesso da mesmo”, reforçou Henrique Botelho, ao falar da qualidade do conhecimento, do ponto de vista da tomada de decisão e da transparência dos dados.

O presidente da SPMS referiu-se ao BICSP como a “materialização de uma necessidade “, adiantando ainda que “a interoperabilidade dos sistemas muitas vezes foi prejudicada pela interoperabilidade das pessoas.”

Esta plataforma é resultado de uma normalização dos dados, a partir de informação base, e sendo uma introdução ao ciclo da vida do profissional, “é um desafio para a SPMS”, frisou Henrique Martins. A expansão do BICSP vai continuar em 2018.

sns5
Temas

| |

ULS Alentejo Central recebe primeiros computadores no âmbito do PRR 

22 Março, 2024

Foram entregues esta sexta-feira, 22 de março, os primeiros de cerca de 720 computadores, dos quais 491 desktops e 229 portáteis, destinados à modernização dos postos de trabalho dos cuidados de saúde primários da Unidade Local de Saúde do Alentejo Central (ULSAC).  O secretário de Estado da Saúde, Ricardo Mestre, assinalou a ocasião com a entrega […]

SPMS lança novo Catálogo de Produtos e Serviços

22 Março, 2024

No dia em que assinala o seu 14.º aniversário, a SPMS lança novo Catálogo de Produtos e Serviços, com os 40 mais impactantes. Digital e acessível através do site, este catálogo é estratégico e essencial para divulgar a oferta de produtos e serviços da SPMS, promover a imagem da organização e reforçar a marca e […]

Catálogo de Produtos e Serviços SPMS

SPMS distinguida na HIMSS24

21 Março, 2024

A SPMS participou na conferência HIMSS24 Global Health, que decorreu em Orlando, nos Estados Unidos da América, entre os dias 11 e 15 de março. No âmbito da representação portuguesa, Cátia Sousa Pinto, gestora do Núcleo de Saúde Digital Global e Relações Internacionais da SPMS, foi distinguida com o prémio HIMSS Policy Influencer Award 2024, […]

Voltar
Voltar para o topo.