A SPMS, EPE vem adquirindo, nos últimos anos, competências reconhecidas pelo Ministério da Saúde, nomeadamente ao nível de multimédia e vídeos promocionais de produtos tecnológicos e estilos de vida saudáveis, como as campanhas da gripe, em prol da defesa da saúde pública.
A campanha “Juntos contra o sal” é outro exemplo. Com o objetivo de sensibilizar os portugueses para a redução do sal, conta com várias figuras públicas que, de forma voluntária, aderiram à campanha, por considerarem ser de interesse nacional.
Estas campanhas com vídeos apresentam três aspetos originais: guiões criativos, desenvolvidos internamente pela SPMS, EPE; recurso a técnicos especializados de som e imagem e figurantes voluntários, muitos deles colaboradores da SPMS, EPE e do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e, também, figuras públicas de reconhecido destaque e de áreas distintas.
Portugal é reconhecido como um dos países com maior número de serviços digitais, mas com uma das mais baixas taxas de utilização pelo SNS, segundo recentes estudos europeus. O caminho para a otimização dos investimentos já feitos passa, precisamente, pela divulgação ao cidadão, quer por meio de audiovisuais convencionais, quer pelas redes sociais, cujo impacto e abrangência têm tido um crescimento exponencial.
Informar os cidadãos, transmitindo mensagens simples, claras e fortes, mas assertivas e apelativas, é fundamental para aumentar a literacia em saúde dos portugueses.