Notícias

eTestamento Vital, novo cartão da MySNS Carteira

24 Outubro, 2017

Já é possível aceder ao testamento vital na MySNS Carteira. Aproximadamente 17 mil cidadãos já fizeram o seu testamento vital, podendo, desde o dia 22 de outubro, consultar e descarregar o documento no seu smartphone.

Cerca de 13 mil cidadãos já descarregaram esta aplicação que integra vários cartões digitais com informação sobre saúde, acesso ao guia de tratamento, ao boletim de vacinas e, agora, a consulta ao testamento vital.

Através da  MySNS Carteira, a informação que consta no testamento vital passa a estar disponível em todos os locais onde pode ser útil, como determina a lei. Nesta aplicação, sempre que o cidadão adiciona um cartão, a informação é guardada no seu telemóvel.

Sendo um direito de todo o cidadão, maior de idade, o testamento vital salvaguarda a vontade e os cuidados que o cidadão quer, ou não, receber, numa situação clínica de incapacidade, quando deixa de ter autonomia para expressar a sua vontade. Possibilita, igualmente, a nomeação de um Procurador de Cuidados de Saúde (PCS). Para ficar ativo, o cidadão deve preencher a Diretiva Antecipada da Vontade (DAV) e entregar no Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) da sua residência, ou num Balcão RENTEV -Registo Nacional do Testamento Vital. O documento pode ser alterado ou revogado a qualquer momento pelo cidadão.

O número de testamentos vitais continua a aumentar e, apesar de tratar de um tema mais associado aos cuidados do fim de vida, os cidadãos mais jovens e utilizadores das novas tecnologias demostram cada vez maior interesse no direito ao testamento vital. Cerca de 30%, com idades entre os 18 e os 50 anos, utilizadores ou potenciais utilizadores de smartphones, já registaram o seu testamento vital. A tendência de crescimento em jovens com menos de 25 anos também continua a aumentar.

Projetada para o utente do SNS, esta aplicação móvel cumpre os requisitos da Comissão Nacional da Proteção de Dados (CNPD), permitindo que o utente possa gerir a autorização da partilha de informação com profissionais de saúde, em tempo real, por exemplo através da Área do Cidadão do Portal SNS.

Inserida no Programa Simplex do Ministério da Saúde, a MySNS Carteira vai continuar a integrar novos cartões, de forma a facilitar a vida dos cidadãos.

Testamento Vital, um direito dos portugueses

19 Fevereiro, 2020

O testamento vital é um direito já conquistado em Portugal. Não sendo obrigatório, este é um direito e uma escolha do cidadão maior de idade, que consiste em expressar os cuidados médicos que desejaria, ou recusaria, numa situação clínica de incapacidade em expressar a sua vontade.

texto rentev

O Testamento Vital é um direito dos portugueses

3 Janeiro, 2020

No início de 2020, mais de 29 mil portugueses têm testamento vital. As mulheres continuam a exercer mais este direito, com 19 301 registos, ficando os homens nos 10 046 testamentos vitais no primeiro dia do ano.

texto rentev
Voltar
co-financiamento
velit, tristique sit ut dapibus vulputate, fringilla
Voltar para o topo.