Projeto-piloto de atualização de dados de utentes arranca na ULSLA

15 Setembro, 2017

O Registo Nacional de Utentes (RNU) é a base de dados de utentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS), responsável por manter atualizado um conjunto de informações que permitem identificar o cidadão, constituindo assim uma ferramenta fundamental da Saúde em Portugal.

Além dos Cuidados de Saúde Primários, nos hospitais é igualmente fundamental que os dados utilizados na identificação do utente sejam fidedignos. Atendendo a esta necessidade arrancou, no passado dia 12 de setembro, um projeto-piloto na Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA), que visa a atualização dos dados no sistema local (SONHO – Sistema Integrado de Informação Hospitalar).

Esta atualização assegura que os dados do utente no hospital correspondam sempre aos dados registados a nível nacional, sendo feita de forma automática, através de uma pesquisa dos dados no RNU, por intermédio do middleware local da SPMS – LIGHt (Local Interoperability Gateway for Healthcare).

Ao manter esta informação local do utente atualizada, e em conformidade com os dados constantes no RNU, consegue-se que o processo de ADT (Admission, Discharge and Tranfer) seja responsável pela propagação da informação e atualização dos restantes sistemas hospitalares. Assim, é possível a identificação dos utentes de forma unívoca, segura e coerente em todos os sistemas de informação da saúde que necessitam dessa informação.

O RNU garante, desta forma, maior qualidade da informação, aumentando a eficiência das comunicações entre o SNS e o utente, assegurando que as obrigações legais sobre direitos e benefícios dos cidadãos, integrados no SNS, sejam cumpridas com eficácia.

Depois deste piloto, a SPMS prevê expandir o projeto a todas as instituições hospitalares do SNS, dando cumprimento ao Regulamento do RNU, definido na Circular Normativa Conjunta n.º12/2017/ACSS/SPMS.

SONHO V2 implementado com sucesso no CHTMAD

13 Julho, 2021

No dia 10 de julho realizou-se a implementação da Suite Hospitalar (SONHO v2 – SClínico – Plataforma Interoperabilidade (Light)), no Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD). Tratou-se de uma operação tecnológica complexa, mas fundamental para a uniformização de processos e integração da informação clínica, visando a melhoria da qualidade dos cuidados prestados aos […]

Um ano de implementação do SONHO v2/SClínico no CHUC

24 Novembro, 2020

No dia 23 de novembro assinalou-se um ano de uma das maiores transformações digitais num centro hospitalar do Serviço Nacional de Saúde. O Centro Hospitalar Universitário de Coimbra (CHUC), no seu Pólo dos Hospitais Universitários de Coimbra, passou a utilizar o SONHO v2/SClínico, sistemas de informação que sustentam a atividade assistencial do ponto de vista administrativo e clínico e suportam o processo clínico eletrónico.

banner_chuc
in eget dolor. libero Sed felis mattis adipiscing venenatis, Donec