O Fórum Nacional de Estudantes de Saúde (FNES) foi apresentado e formalizado hoje, dia 28 de setembro, no Auditório da SPMS, em Lisboa. Tendo em conta o bom relacionamento estabelecido com os estudantes de saúde, a SPMS foi a anfitriã do evento, apoiando entusiasticamente esta iniciativa estudantil.
A secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Maria Fernanda Rollo, participou na abertura da cerimónia, enaltecendo a criação deste Fórum de colaboração multidisciplinar e inédita em Portugal.
Representando mais de 40 mil estudantes, o FNES é uma estrutura que tem por base o conceito mundial One Health Initiative, estratégia global para reforçar as colaborações interdisciplinares em todos os aspetos dos cuidados de saúde para humanos, animais e meio ambiente.
Henrique Martins, presidente do Conselho de Administração da SPMS, encerrou o evento, reforçando a “garantia de total suporte” ao FNES, numa altura em que os desafios do digital e a mudança de paradigma na saúde são maiores, mas passíveis de muitas oportunidades, e os sistemas de informação são essenciais na promoção de uma linguagem comum entre as diferentes áreas da Saúde.
O FNES é composto por quatro associações nacionais de estudantes: Medicina; Farmácia; Nutrição e Psicologia e duas federações: Federação Académica de Medicina Veterinária e Federação Nacional das Associações de Estudantes de Enfermagem.