Notícias

Sistema de Normalização Contabilística para as AP – Versão piloto já disponibilizada a 52 entidades de saúde

16 Agosto, 2017

A adoção do Sistema de Normalização Contabilística para as Administrações Públicas (SNC-AP), aprovado pelo Decreto-Lei n.º 192/2015, de 11 de setembro, foi prorrogada para dia 01 de janeiro de 2018.

Neste âmbito, a SPMS tem estado a trabalhar neste sistema, para as entidades do Ministério da Saúde, tendo já disponibilizado a versão piloto para as 38 entidades, suas parceiras, que trabalham com o Sistema de Informação Centralizado de Contabilidade (SICC). Algumas entidades de Saúde, não parceiras da SPMS, solicitaram a migração para o SICC, de forma a utilizarem a versão experimental do SNC-AP.

O SICC visa a recolha de informação contabilística e o reporting de informação, permitindo maior fiabilidade, maior segurança e simplificação de processos. A disponibilização da versão experimental do SNC-AP foi concluída a 10 de agosto, para 52 entidades, o que corresponde a cerca de 96% das entidades do Ministério da Saúde.

A SPMS tem estado a trabalhar em colaboração com a Direção-Geral do Orçamento (DGO), a Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) e a Unidade de Implementação da Lei do Enquadramento Orçamental (UniLEO),  envolvida na coordenação e avaliação do processo de adaptação do SNC-AP, transversal a toda a administração pública, como ficou definido pela Portaria n.º 128/2017 de 5 de abril.

Durante o segundo semestre deste ano, a SPMS vai promover sessões de esclarecimento sobre o novo sistema para as entidades do Ministério da Saúde.

Temas

|

snc_AP

Comitiva da Eslováquia visita SPMS

29 Junho, 2022

A SPMS recebeu uma comitiva eslovaca no âmbito da visita de estudo promovida pela DG Reform da Comissão Europeia e pelo Ministério da Saúde da Eslováquia nesta quarta-feira, dia 29 de junho, em Lisboa.

SNS 24 continua a melhorar acesso e promove equidade

23 Junho, 2022

O contacto remoto entre o cidadão e o Serviço Nacional de Saúde, independentemente da porta escolhida: telefónica, digital ou presencial, tem contribuído para fomentar a inclusão social e a literacia digital em saúde, possibilitando uma experiência uniforme, integrada e com qualidade.

Voltar
co-financiamento
ut eleifend amet, leo. porta. nec felis ultricies
Voltar para o topo.