Notícias

VACINAS – Rollout Nacional

3 Julho, 2017

No âmbito do projeto Vacinas, a SPMS tem promovido reuniões com os vários ACeS do país, representados pelos interlocutores identificados como responsáveis pela vacinação. Com periodicidade mensal, as reuniões decorrem, simultaneamente, nas instalações da SPMS Lisboa e Porto, ligadas por videoconferência.  A terceira reunião realizou-se no dia 28 de junho.

Nestas reuniões, debatem-se e analisam-se as atividades que têm sido desenvolvidas e as iniciativas já definidas, numa altura em que a migração nacional da aplicação centralizada Vacinas continua a decorrer.

rollout nacional vacinas

Atualmente, o VACINAS já está disponível em 7 Unidades Locais de Saúde: ULS Litoral Alentejano; ULS Baixo Alentejo, ULS Norte Alentejano, ULS do Nordeste, ULS de Castelo Branco, ULS da Guarda e ULS Alto Minho, e 5 Agrupamentos de Centros de Saúde:  ACeS Cova da Beira, ACeS Alentejo Central, ACeS Ave-Famalicão, ACeS Barcelos-Esposende e ACeS Baixo Mondego, integrando um total de 125 Centros de Saúde.

Com benefícios para os cidadãos, profissionais de Saúde, prestadores de serviços e SNS em geral, através da simplificação processual, da desmaterialização do boletim e assegurando a redução de custos, esta aplicação permite a gestão centralizada e integrada do registo de vacinas do cidadão. Atualmente, regista-se já uma média diária de 930 vacinas, totalizando mais de 53 500 vacinas registadas centralmente, desde abril de 2016 (data em que arrancou o piloto).

A substituição do registo de vacinas na aplicação administrativa SINUS, a gestão centralizada do Programa Nacional de Vacinação (PNV) e a gestão centralizada das vacinas, não apenas nos cuidados de saúde primários, mas também nos hospitalares, e tanto no SNS como nos prestadores privados, são os principais objetivos desta aplicação.

Brevemente, serão disponibilizados mais de 281 000 Boletins de vacinas na Área do Cidadão do Portal SNS, para validação por parte dos utentes, considerando que a informação será parcial até à completude da migração nacional. Após a disponibilização do novo Boletim digital de vacinas, vai ser enviado email a todos os utentes dos Centros de Saúde que vão sendo migrados.

Temas

Voltar
Voltar para o topo.