SIM@SNS com nova ferramenta de integração de dados

25 Julho, 2017

Desenvolvida pela SPMS, EPE, a plataforma SIM@SNS – Sistema de Informação e Monitorização do SNS tem como finalidade a consolidação e agregação de dados a uma escala nacional, servindo as necessidades de informação de vários organismos centrais, nomeadamente a ACSS, a DGS, a INFARMED e a SPMS.

O âmbito de atuação da plataforma tem vindo a ser alargado e, neste contexto, foi concebida uma ferramenta operacional de integração de dados, designada por Data Integration Framework (DIF) para a integração dos dados hospitalaresEsta ferramenta é uma solução modular, única e integrada, com capacidade de partilha de dados e de processos com outros sistemas ou módulos.

A DIF incrementa a segurança de dados, sendo inovadora ao nível de:

• Arquitetura
  • BackOffice – Módulos de Configuração / Instalação / Monitorização / Alertas
  • Capacidade de monitorização das transações aplicacionais nas bases de dados fonte (independentemente da versão de base de dados Oracle), com mínimo de impacto aplicacional
  • Segurança (encriptação de dados sensíveis)
  • Perfis de Utilizadores – Profissional | Instituição | ARS | Central

Objetivos:

• Consulta na plataforma SIM@SNS de dados hospitalares, com refrescamento diário
  • Partilha de dados hospitalares consolidados com outros sistemas da SPMS

Metas a atingir:

• Integrar dados de softwares internos da SPMS e externos no contexto hospitalar
  • Integrar os dados dos vários módulos hospitalares (Triagens | Urgências | Consultas | Internamentos | Bloco)