Notícias

RIS – Esclarecimento sobre Vila Facaia e Graça

11 Julho, 2017

Importa esclarecer que devido a dificuldades técnicas, verificou-se indisponibilidade da rede Informática da Saúde (RIS) nas extensões de Vila Facaia e da Graça, que integram o Centro de Saúde de Pedrógão Grande.

O operador da Rede Informática da Saúde, NOS, não conseguiu restabelecer tão rapidamente quanto possível o funcionamento da rede. Amanhã vão estar no terreno equipas da NOS para solucionar o problema.
Uma ligação por satélite entre as extensões do Centro de Saúde de Pedrógão Grande nas aldeias de Vila Facaia e da Graça será a forma para resolver o problema da falta e comunicações.

A Rede de Informática da Saúde (RIS) é uma rede privada multimédia do Ministério da Saúde que interliga as redes locais dos seus organismos e serviços, integrando uma infraestrutura de telecomunicações gerida pela SPMS, EPE subcontratada ao operador NOS.

Com o propósito de avaliar os impactos dos incêndios na região de Pinhal Norte Interior, equipas multidisciplinares da SPMS deslocaram-se, entre os dias 04 e 07 de julho, a várias unidades de cuidados de saúde primários desta região, nomeadamente Pedrógão Grande, Figueiró dos Vinhos, Ansião, Castanheira de Pera e Góis. Ao longo destes dias foi feito o levantamento das necessidades mais prementes na área de competências da SPMS, designadamente nas infraestruturas e sistemas de informação.

As equipas da SPMS resolveram in loco alguns dos constrangimentos identificados, os mais complexos têm sido solucionados com rapidez, tendo em conta a dimensão dos estragos.

Temas

banner-ris

SPMS continua a reforçar a rede RISNextG

18 Setembro, 2025

A SPMS reafirma o compromisso com a modernização tecnológica do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e os avanços estruturais alcançados nos últimos anos. A implementação da Rede de Informação da Saúde Next Generation (RISNextG) representa um investimento de cerca de 24 milhões de euros, distribuídos ao longo de cinco anos, constituindo uma peça central na […]

ULSAM transita para a rede RISNextG

30 Agosto, 2024

A Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) concluiu, no passado fim de semana, o processo de migração para a nova Rede de Informação da Saúde Next Generation (RISNextG), um processo bem-sucedido que resultou da estreita articulação entre equipas.

RISNextG_noticia

Processo de Requisição de Acesso Remoto à RIS (VPN)

10 Março, 2020

No seguimento do plano de contingência nacional relacionado com o novo Coronavírus (COVID-19), a SPMS, EPE, enquanto entidade responsável pelos sistemas de informação do setor da Saúde, tem recebido diversos pedidos de entidades e organismos do Ministério da Saúde que pretendem requisitar o acesso remoto à RIS – Rede Informática da Saúde, através de VPN, para teletrabalho.

Voltar
Resposta Sazonal em Saúde
Voltar para o topo.