LIGHt – Especificação do Protocolo HL7

25 Julho, 2017

No âmbito do projeto LIGHt (Local Interoperability Gateway for Healthcare), houve a necessidade de expor uma especificação detalhada e online do Protocolo HL7 v2.5, utilizado neste projeto como principal meio de comunicação entre as várias unidades hospitalares.

O protocolo HL7 v2.5 é o standard de comunicação mais utilizado em todo o mundo, entre sistemas de saúde, através do qual são enviados dados administrativos e clínicos entre os vários sistemas. Tendo em conta que a LIGHt pretende ser um gateway de integração local para os produtos SPMS, é necessária a divulgação e implementação deste protocolo por parte das instituições.

Apesar do standard HL7 ser conhecido e facilmente é obtida documentação acerca do mesmo, a especificação que a LIGHt disponibilizou, no passado mês de junho, contém particularidades necessárias para as instituições que pretendam aderir à LIGHt. Assim, é facilitado todo o processo de integração de novas instituições e/ou fornecedores, tornando possível a consulta deste “manual”, em qualquer altura, e com a apresentação de exemplos.

Esta especificação pode, também, ser descarregada em formato PDF, caso seja preferível para o utilizador. A informação contida nesta plataforma web está constantemente em atualização, facultando, igualmente, informação relativa à correções e adições que são feitas na LIGHt e as suas respetivas versões.

Nesta plataforma é disponibilizada, ainda, uma área onde podem ser colocadas questões aos elementos participantes deste projeto, bem como um alinhamento dos stakeholders com os quais a SPMS interage.

Consulte: LIGHt – Local Interoperability Gateway for Healthcare

LIGHt-Protocolo-HL7

Uniformização dos sistemas nos Cuidados de Saúde Primários

26 Fevereiro, 2020

Nos últimos 10 anos, os registos médicos em suporte eletrónico generalizaram-se nos centros de saúde portugueses. Hoje, os médicos de família acedem, facilmente, a registos feitos por outros médicos, em todas as zonas do país e noutros níveis de cuidados. O acesso direto e bidirecional à informação clínica de utentes, que passam por diferentes profissionais e locais, é uma mais-valia ao serviço da continuidade de cuidados, característica da Medicina Geral e Familiar.

SClínico Hospitalar disponibiliza Notas de Alta Estruturadas no RSE

13 Fevereiro, 2020

O SClínico Hospitalar passou a disponibilizar, em fase piloto, no Registo de Saúde Eletrónico (RSE) as notas de alta estruturadas dos doentes dos Hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) com SClínico Hospitalar, desde o passado dia 9 de dezembro.

SClínico Hospitalar disponibiliza integração com dispositivos de medição de sinais vitais

4 Dezembro, 2019

O SClínico Hospitalar irá passar a permitir a integração direta de parâmetros medidos por equipamentos médicos no processo clínico do utente, bem como nos mapas de enfermagem e de vigilância dos profissionais de saúde. Os dispositivos médicos permitem, hoje, a recolha de informações relativas a um elevado número de sinais fisiológicos ou outros parâmetros que, […]

venenatis tempus nunc et, leo eget at sed mattis Lorem felis