Notícias

SPMS participa no evento “Saúde, Género e Violência no Ciclo de Vida”

1 Junho, 2017

Hoje, 1 de junho, Dia Mundial da Criança, no evento “Saúde, Género e Violência no Ciclo de Vida”, na Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, Artur Trindade Mimoso, vogal executivo da SPMS, apresentou os novos desafios e inovações no âmbito da temática “Vacinas para a Vida”.

Numa mesa partilhada com Graça Freitas, subdiretora da DGS, e Maria Manuela Faria, do Ministério da Educação, Artur Trindade Mimoso abordou questões relacionadas com o processo logístico das vacinas a nível nacional e apresentou o novo sistema central de vacinas que substitui o módulo de registo de vacinas na aplicação administrativa SINUS.

A partilha de sinergias entre as entidades envolvidas promove um salto qualitativo no processo de vacinação.

Desenvolvido pela SPMS, em articulação com a DGS, este novo sistema tem como objetivo centralizar a informação relevante ao processo de vacinação da população presente em Portugal, não apenas nos Cuidados de Saúde Primários, mas também nos CS Hospitalares, e tanto no SNS como nos prestadores privados. A desmaterialização do Boletim de Vacinas é mais um dos objetivos do novo sistema que traz claras vantagens para o utente, que passa agora a consultar o seu Boletim de Vacinas Digital com um simples registo na Área do Cidadão do Portal SNS.

Temas

|

Banner_saude genero violencia

SPMS participa em debate sobre transformação digital e inteligência artificial

10 Abril, 2024

A transformação digital e o impacto no setor da Saúde deram o mote à participação de Luís Miguel Ferreira, vogal executivo da SPMS, em conferência que decorreu em Lisboa, ontem, dia 9 de abril. Na sua intervenção, Luís Miguel Ferreira destacou o papel fundamental que a SPMS assume no processo de transição digital, sublinhando o […]

PEM celebra 11 anos e 235 milhões de receitas sem papel

8 Abril, 2024

A aplicação de Prescrição Eletrónica Médica (PEM) foi disponibilizada, pela SPMS, ao sistema nacional de saúde em 2013. Desde então, permitiu emitir perto de 388 milhões de receitas eletrónicas, das quais mais de 235 milhões totalmente desmaterializadas. Quase 200 prescrições por minuto é a média diária de receitas emitidas, entre as 9 e as 20 […]

Voltar
Voltar para o topo.