Notícias

Primeira Integração PNB – LIGHt

23 Junho, 2017

Foi ativada a primeira integração entre o PNB – Portuguese National Broker e a LIGHt- Local Interoperability Gateway for Healthcare, no dia 20 de junho, no Hospital Distrital de Santarém (HDS). A migração decorreu conforme planeado.

A partir desta data, a sincronização das receitas prescritas na PEM com o SClínico passou a ser feita exclusivamente entre plataformas de integração no HDS, com recurso ao standard internacional HL7 FHIR, eliminando o peso das ligações diretas à base de dados local.

Com esta atualização espera-se um impacto muito positivo localmente, quer em termos de performance da interface, quer através da capacidade de monitorização/auditoria que lhe é conferida pela framework da LIGHt.

Esta integração representa um avanço significativo e fundamental na consolidação da estratégia de normalização das interfaces com sistemas SPMS. Brevemente, está previsto o alargamento a todas as unidades hospitalares com LIGHt.

A LIGHt proporciona aos sistemas internos um mecanismo de integração, que faz a gestão das interfaces de uma forma fiável, standardizada e altamente parametrizável, prevenindo assim o acesso direto e/ou não autorizado às bases de dados e permitindo uma auditoria aos acessos. Está orientada para integrações locais, ou seja, dentro das próprias instituições.

O PNB é utilizado para estabelecer circuito interministerial, via plataforma da interoperabilidade da Administração Pública (iAP), implementando as melhores práticas internacionais em standards de interoperabilidade. Integra o fluxo de vários projetos e produtos, permitindo a troca de mensagens entre sistemas, através da disponibilização e/ou consumo de serviços, com mecanismos de segurança ao nível da autenticação e controlo de acessos.

Temas

|

PNB_LIGHt

SClínico Hospitalar disponibiliza Notas de Alta Estruturadas no RSE

13 Fevereiro, 2020

O SClínico Hospitalar passou a disponibilizar, em fase piloto, no Registo de Saúde Eletrónico (RSE) as notas de alta estruturadas dos doentes dos Hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) com SClínico Hospitalar, desde o passado dia 9 de dezembro.

SClínico Hospitalar disponibiliza integração com dispositivos de medição de sinais vitais

4 Dezembro, 2019

O SClínico Hospitalar irá passar a permitir a integração direta de parâmetros medidos por equipamentos médicos no processo clínico do utente, bem como nos mapas de enfermagem e de vigilância dos profissionais de saúde. Os dispositivos médicos permitem, hoje, a recolha de informações relativas a um elevado número de sinais fisiológicos ou outros parâmetros que, […]

CHUC implementa Suite Hospitalar: SONHO v2 – SClínico – LIGHt

29 Novembro, 2019

Está em curso uma das maiores transformações digitais num centro hospitalar do Serviço Nacional de Saúde. No dia 23 de novembro, o Centro Hospitalar Universitário de Coimbra (CHUC), no seu Pólo dos Hospitais Universitários de Coimbra, passou a utilizar a Suite Hospitalar (SONHO v2 – SClínico Hospitalar – LIGHt). Neste processo, a SPMS, EPE assegurou […]

equipa CHUC
Voltar
Voltar para o topo.