Notícias

Aquisição centralizada, distribuição e instalação de equipamento informático nos Cuidados de Saúde Primários  

1 Junho, 2017

Com o objetivo de renovar o parque informático dos Cuidados de Saúde Primários, e em articulação com as várias Administrações Regionais de Saúde (ARS), a SPMS, EPE procedeu à aquisição centralizada, distribuição e instalação de equipamento informático nas diversas entidades do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Ao abrigo do Código dos Contratos Públicos (CCP), foi elaborado o programa de concurso e, seguindo as melhores práticas do direito europeu, iniciaram-se três procedimentos pré-contratuais, permitindo aumentar a concorrência e o cumprimento do princípio da igualdade e da transparência, para a aquisição centralizada, distribuição e instalação de 12 337 mil computadores de secretária e respetivos periféricos.

A tramitação dos três procedimentos passou por todas as fases pré-procedimentais obrigatórias, nos termos da legislação em vigor para aquisição de bens e serviços públicos, culminando na adjudicação, em dezembro de 2016, de dois dos três procedimentos aquisitivos.

No primeiro procedimento adjudicado foram adquiridos:

  • 1 200 computadores e periféricos para a ARS Norte, dos quais 1095 já estão instalados e 105 em processo de instalação;
  • 1 112 computadores de secretária e periféricos para a ARS Centro – já todos instalados.

No segundo procedimento adjudicado (também em dezembro) foram adquiridos:

  •  2000 computadores de secretária e respetivos periféricos para a ARS de Lisboa e Vale do Tejo – 580 já se encontram instalados e 1 420 em processo de instalação.

O terceiro procedimento aquisitivo foi alvo de providência cautelar, interposta pelo concorrente ordenado em segundo lugar no concurso. Aguarda-se decisão judicial na próxima semana.

No terceiro procedimento foram adquiridos:

  • 2 100 computadores e periféricos para a ARS Norte;
  • 1 028 computadores de secretária e respetivos periféricos para a ARS Centro;
  • 4 425 computadores de secretária e respetivos periféricos para a ARS de Lisboa e Vale do Tejo;
  • 300 computadores de secretária e periféricos para a ARS Algarve.

Conclui-se, assim, que 4 312 computadores de secretária e periféricos já foram entregues e instalados; 8 025 aguardam decisão judicial na próxima semana e 172 computadores de secretária e periféricos foram adquiridos pela SPMS, no âmbito de um procedimento aquisitivo interno, para colocar em entidades do SNS identificadas como muito prioritárias, e mediante a celebração de um contrato de comodato.

Temas

Aquisicao_Centralizada_Banner

SPMS participa em debate sobre transformação digital e inteligência artificial

10 Abril, 2024

A transformação digital e o impacto no setor da Saúde deram o mote à participação de Luís Miguel Ferreira, vogal executivo da SPMS, em conferência que decorreu em Lisboa, ontem, dia 9 de abril. Na sua intervenção, Luís Miguel Ferreira destacou o papel fundamental que a SPMS assume no processo de transição digital, sublinhando o […]

PEM celebra 11 anos e 235 milhões de receitas sem papel

8 Abril, 2024

A aplicação de Prescrição Eletrónica Médica (PEM) foi disponibilizada, pela SPMS, ao sistema nacional de saúde em 2013. Desde então, permitiu emitir perto de 388 milhões de receitas eletrónicas, das quais mais de 235 milhões totalmente desmaterializadas. Quase 200 prescrições por minuto é a média diária de receitas emitidas, entre as 9 e as 20 […]

Voltar
Voltar para o topo.