Notícias

Aquisição centralizada, distribuição e instalação de equipamento informático nos Cuidados de Saúde Primários  

1 Junho, 2017

Com o objetivo de renovar o parque informático dos Cuidados de Saúde Primários, e em articulação com as várias Administrações Regionais de Saúde (ARS), a SPMS, EPE procedeu à aquisição centralizada, distribuição e instalação de equipamento informático nas diversas entidades do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Ao abrigo do Código dos Contratos Públicos (CCP), foi elaborado o programa de concurso e, seguindo as melhores práticas do direito europeu, iniciaram-se três procedimentos pré-contratuais, permitindo aumentar a concorrência e o cumprimento do princípio da igualdade e da transparência, para a aquisição centralizada, distribuição e instalação de 12 337 mil computadores de secretária e respetivos periféricos.

A tramitação dos três procedimentos passou por todas as fases pré-procedimentais obrigatórias, nos termos da legislação em vigor para aquisição de bens e serviços públicos, culminando na adjudicação, em dezembro de 2016, de dois dos três procedimentos aquisitivos.

No primeiro procedimento adjudicado foram adquiridos:

  • 1 200 computadores e periféricos para a ARS Norte, dos quais 1095 já estão instalados e 105 em processo de instalação;
  • 1 112 computadores de secretária e periféricos para a ARS Centro – já todos instalados.

No segundo procedimento adjudicado (também em dezembro) foram adquiridos:

  •  2000 computadores de secretária e respetivos periféricos para a ARS de Lisboa e Vale do Tejo – 580 já se encontram instalados e 1 420 em processo de instalação.

O terceiro procedimento aquisitivo foi alvo de providência cautelar, interposta pelo concorrente ordenado em segundo lugar no concurso. Aguarda-se decisão judicial na próxima semana.

No terceiro procedimento foram adquiridos:

  • 2 100 computadores e periféricos para a ARS Norte;
  • 1 028 computadores de secretária e respetivos periféricos para a ARS Centro;
  • 4 425 computadores de secretária e respetivos periféricos para a ARS de Lisboa e Vale do Tejo;
  • 300 computadores de secretária e periféricos para a ARS Algarve.

Conclui-se, assim, que 4 312 computadores de secretária e periféricos já foram entregues e instalados; 8 025 aguardam decisão judicial na próxima semana e 172 computadores de secretária e periféricos foram adquiridos pela SPMS, no âmbito de um procedimento aquisitivo interno, para colocar em entidades do SNS identificadas como muito prioritárias, e mediante a celebração de um contrato de comodato.

Temas

Aquisicao_Centralizada_Banner

Projeto da SPMS é finalista dos Prémios HINTT 2021

20 Agosto, 2021

A SPMS é uma das 10 finalistas dos Prémios HINTT 2021 com o projeto Agendamento Online para a vacinação contra a COVID-19, na categoria Patient Safety. Esta iniciativa promove a partilha de conhecimento sobre o futuro do estado de saúde, com foco na tecnologia e no cidadão. Na edição de 2020, a SPMS foi distinguida […]

SPMS apoia ULSAM no arranque das teleconsultas em lares

10 Agosto, 2021

Com o apoio da SPMS, a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) arrancaram as primeiras teleconsultas de psiquiatria, no início de agosto, em lares. Os lares de Barbeita e Merufe, em Monção, foram os primeiros a realizar teleconsultas em tempo real, garantindo segurança, proteção e confidencialidade dos dados, através da plataforma de telessaúde […]

SPMS organiza evento de encerramento da eHAction

16 Julho, 2021

A eHAction – Joint Action Supporting the eHealth Network, uma ação de colaboração entre os Estados-Membros da União Europeia e outros países europeus, vai realizar o evento "EU Cooperation to Empower Citizens’ Health & Care [Cooperação europeia para capacitar a saúde e o cuidado dos cidadãos]", no próximo dia 21 de julho, por videoconferência, entre as 09h e as 12h.

closing event_noticia SPMS
Voltar
co-financiamento
pulvinar consectetur vulputate, dictum velit, ut odio
Voltar para o topo.