Notícias

Vacinas – Eficazes na proteção da Saúde ao longo da vida

4 Maio, 2017

Resultante do aumento da atividade epidémica do sarampo em Portugal, nas últimas semanas, adotaram-se medidas extraordinárias em prol da Saúde pública, inclusive o reforço dos mecanismos de comunicação com o público, tendo como objetivo incrementar a informação sobre a importância do Plano Nacional de Vacinação (PNV), que inclui a vacina contra o sarampo, e outras vacinas fora deste plano, alertando para a necessidade da vacinação na proteção e segurança da população.

A SPMS, EPE, enquanto entidade competente na área das vacinas, para a aquisição, distribuição, logística e comunicação do Ministério da Saúde, tem em curso uma campanha de incentivo à vacinação, em colaboração com a DGS, INFARMED, ACSS e as diversas Administrações Regionais de Saúde.

A divulgação ativa em diferentes meios de comunicação social sobre o plano vacinal, através de vídeos com testemunhos sobre os benefícios das vacinas, não apenas na infância, mas ao longo da vida, envolvendo as diferentes ordens médicas, pediatras e outros profissionais de saúde, faz parte da estratégia comunicacional definida.

Com a finalidade de reforçar a mensagem de que vacinação deve ser entendida como um direito e um dever dos cidadãos, que devem participar ativamente na decisão de se vacinarem, com a consciência de que estão a defender a sua saúde e a Saúde Pública e a praticar um ato de cidadania. A implementação generalizada de programas de vacinação levou à redução da mortalidade e nas sequelas de muitas doenças.

Na semana Europeia da Vacinação, assinalada entre 24 e 30 de abril, a Organização Mundial da Saúde (OMS) levou a cabo a campanha “As vacinas resultam”, visando alertar para a importância da vacinação durante o ciclo de vida de uma pessoa.

Para que não haja retrocessos médicos e civilizacionais, os profissionais de saúde desempenham um papel crucial junto da população, sensibilizando e informando sobre a segurança e as vantagens das vacinas na preservação da saúde das crianças e da população em geral.

Veja os vídeos Testemunhos-Vacinas Para a Vida

Temas

Vacinas_BANNER
Voltar
Voltar para o topo.