Notícias

SPMS e INEM firmam protocolo de colaboração

5 Maio, 2017

A SPMS, EPE e o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM, IP) firmaram, hoje, 5 de maio, um protocolo visando o reforço da colaboração estratégica entre as duas entidades.

No âmbito das suas atribuições e da Estratégia Nacional para o Ecossistema de Informação de Saúde (ENESIS 2020), os objetivos desta cooperação passam por melhorar a informação de saúde, a interoperabilidade dos sistemas e a capacidade e racionalização dos meios e recursos TIC.

Estes objetivos concretizam-se através do planeamento e desenvolvimento de várias iniciativas conjuntas. Uma das iniciativas que está a decorrer, e conta igualmente com a colaboração de outras instituições, relaciona-se com o apoio aos peregrinos (Operação Fátima), integrado no plano de contingência da saúde para a visita do Papa Francisco a Fátima nos próximos dias 12 e 13 de maio.

Neste contexto, a SPMS irá disponibilizar no Hospital de Campanha do INEM, um posto de trabalho que permitirá o acesso aos sistemas de informação do Ministério da Saúde para consulta de informação clínica por parte dos profissionais do INEM.

A assinatura deste protocolo representa mais um contributo para fomentar a melhoria na prestação de serviços de saúde ao cidadão.

Temas

|

inem protocolo

SPMS reforça cooperação em Saúde Digital com países da CPLP

17 Maio, 2024

A SPMS marcou presença no Seminário “Diálogos da Cooperação em Saúde na Comunidade de Países de Língua Oficial Portuguesa (CPLP)”, a convite da Secretaria-Geral do Ministério da Saúde (SGMS). O evento, que decorreu no passado dia 15 de maio, concentrou-se nos desafios e oportunidades da digitalização do setor da saúde nos países integrantes da comunidade.

Aprovado novo regulamento do Espaço Europeu de Dados de Saúde

13 Maio, 2024

O Parlamento Europeu aprovou, no dia 24 de abril, o novo regulamento que estabelece o Espaço Europeu de Dados de Saúde (EEDS), marcando um avanço significativo na revolução digital da saúde na União Europeia. Esta medida estratégica tem como objetivo facilitar o acesso dos cidadãos aos seus dados de saúde eletrónicos em todos os países membros, ao mesmo tempo que promove a interoperabilidade entre os sistemas de saúde europeus.

Voltar
Voltar para o topo.