Notícias

Ministério da Saúde poupa 129 milhões em compras

28 Maio, 2017

O ano de 2016 foi marcado por um crescimento significativo da atividade de compras da SPMS e na geração de poupança para o SNS.

Na base deste crescimento esteve grandemente o aumento do âmbito e tipologia de compras realizadas pela SPMS, com novas subcategorias. Neste contexto, destaca-se o despacho n.º 1571-B/2016, publicado no início do ano, que alargou a obrigatoriedade da aquisição de determinados bens e serviços específicos da área da saúde de forma centralizada para todos os serviços e instituições do SNS e dos órgãos e serviços do Ministério da Saúde.

O volume financeiro adjudicado pela SPMS na aquisição de bens e serviços de saúde e transversais cresceu em 2016 cerca de 21% face ao ano anterior, enquanto a poupança gerada aumentou cerca de 42%, atingindo os 129 milhões de euros, valores que comprovam o aumento da capacidade e eficácia da função de compras da SPMS.

De acordo com  o relatório desenvolvido na área das compras da saúde, o Ministério da Saúde arrecadou poupanças em cerca de 129  milhões de euros, no ano de 2016.

Esta ação enquadra-se numa orientação dada pelo Ministro da Saúde no sentido da racionalização da despesa pública.

A definição de modelo de aferição de poupanças geradas para o SNS, permitiu monitorizar despesas nas categorias de saúde e transversais, representando respetivamente, um encaixe de 114, 4 milhões na compra de bens e serviços da saúde e 14,5  milhões obtidos nas compras transversais.

O trabalho desenvolvido pela SPMS, EPE, na área das compras centralizadas tem sido fundamental para a obtenção destes resultados.

Com o desenvolvimento da sua atividade, a SPMS tem promovido a eficiência e eficácia do SNS, através da obtenção de poupanças nas compras de medicamentos, consumíveis, dispositivos médicos e serviços na área da saúde bem como de equipamentos e serviços de natureza transversal.

Temas

|

Mais de 355.5 milhões de receitas sem papel emitidas em 8 anos

25 Setembro, 2023

A Receita Sem Papel, que comemora agora oito anos, é um caso de sucesso na digitalização da Saúde, com mais de 355.5 milhões de receitas totalmente desmaterializadas emitidas.  A iniciativa arrancou em 2015, primeiro nas unidades de saúde do setor público e, posteriormente, no setor privado. No ano seguinte, atingia uma cobertura de 90% em […]

SPMS participa em conferência sobre dados em saúde

25 Setembro, 2023

A SPMS participou na conferência de comemoração dos 30 anos do INFARMED – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, I.P., subordinada ao tema “Utilização de Dados em Saúde”, que decorreu esta segunda-feira, dia 25 de setembro, em Carcavelos.  Em representação da SPMS, Cátia Pinto, coordenadora da Unidade de Projetos e Relações Internacionais (UPRI), […]

SPMS assegura novos serviços de saúde transfronteiriços

20 Setembro, 2023

Portugal, representado pela SPMS, E.P.E., deu mais um passo importante na partilha de dados de saúde transfronteiriços, nos serviços digitais transfronteiriços “A Minha Saúde na Europa (MyHealth@EU)”, com mais dois Estados-Membros.  Desde o passado dia 25 de agosto, os residentes da Polónia podem dispensar medicamentos em 41 farmácias portuguesas aderentes e, por outro lado, os […]

Voltar
Voltar para o topo.