Notícias

Cibersegurança – Avaliar medidas excecionais e adotar boas práticas

16 Maio, 2017

No âmbito das suas competências e da política de segurança da informação, a SPMS recomendou um conjunto de medidas excecionais de cibersegurança a todas as entidades do SNS e do Ministério da Saúde, após conhecimento do ciberataque, à escala global, iniciado no dia 12 de maio.

As medidas de proteção a implementar foram publicadas na Circular Normativa Nº1, sendo agora necessário garantir que foram cumpridas, para que possa ser feita a ativação de email nas instituições. Já foi disponibilizado um questionário aos Responsáveis de Notificação Obrigatória (RNO)/Direção de Sistemas de Informação de cada instituição, que permite, de forma rápida, aferir qual o nível de adoção das recomendações, por instituição.

Neste contexto, a SPMS publicou, a 15 de maio, a Circular Normativa Nº2 com indicações que devem ser seguidas nos próximos dias, entre 17 e 19 de maio. Avaliar a concretização das medidas recomendadas é fundamental para repor em pleno e em segurança o funcionamento dos serviços de email e acessos à internet, protegendo as instituições de softwares maliciosos.

A SPMS irá disponibilizar, por instituição, o serviço de email, com base no resultado desta avaliação, tendo como prioridade a disponibilização do serviço às instituições já migradas para o EXCHANGE ONLINE.

Para além de avaliar o nível de concretização das medidas excecionais de cibersegurança, o objetivo da Circular Normativa Nº02 é recomendar às entidades e aos seus colaboradores a adoção de boas práticas no uso do email e da internet para prevenção de softwares maliciosos (malwares).

Poderá obter mais informações junto da SPMS pelo endereço de email  ciberseguranca@spms.min-saude.pt dado o conteúdo não ser de classificação pública

Informamos, ainda, que logo que o email seja reposto deverá ser utilizado o canal formal para a notificação de incidentes de segurança ecos.saude@spms.min-saude.pt.

cibersegurança16maiomedidas_noticia

SPMS integra Rede Nacional de CSIRT

14 Dezembro, 2020

A SPMS passou a integrar, desde esta segunda-feira, 14 de dezembro, a Rede Nacional de CSIRT (Computer Security Incident Response Team). A equipa de resposta a incidentes da SPMS (CSIRT SPMS) é o primeiro elemento do setor da Saúde em Portugal a fazer parte desta rede.

2ª edição do Cyber Security Workshop começou hoje

11 Fevereiro, 2020

Começou hoje, Dia da Internet Segura, o 2nd Cyber Security Workshop, promovido pela SPMS, EPE, contando com participação de 10 países: Portugal, Hong Kong, Reino Unido, EUA, Suécia, Singapura, Áustria, Suécia, Estónia e Arábia Saudita.

Cyber Security Workshop2

Portugal lidera Grupo Europeu de Cibersegurança para a Saúde

30 Janeiro, 2020

Portugal foi, no dia 29 de janeiro, eleito como Chair do Work Stream criado para o Sector da Saúde, no âmbito do NIS Cooperation Group. O Centro Nacional de Cibersegurança, enquanto autoridade NIS, irá coordenar os trabalhos, com o apoio SPMS, em particular do Núcleo de Cibersegurança.

Voltar
co-financiamento
ipsum consectetur quis in id ante. Phasellus at commodo
Voltar para o topo.