Notícias

SPMS promove workshop sobre cibersegurança

10 Março, 2017

O Auditório da SPMS, em Lisboa, acolheu o “Workshop HOSI – Hospital Operations Security Infrastructure, no dia 9 de março.

No âmbito das Operações, Segurança e Infraestruturas, este workshop teve como objetivo partilhar conhecimento, incrementar boas práticas e esclarecer dúvidas, focando-se, essencialmente, no Procedimento de Notificação Obrigatória Centralizada de Incidentes de Cibersegurança (NOCICS). As entidades do Serviço Nacional de Saúde e organismos do Ministério da Saúde deverão comunicar todos os incidentes de segurança à SPMS que por sua vez reportará, de forma centralizada, ao Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) através do Elemento de Coordenação Operacional de Segurança (ECOS) da Saúde.

Com sala cheia, contou com cerca de 50 representantes da área das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), de diversas entidades do país.  No workshop participaram vários oradores, nomeadamente o Diretor-Geral do Gabinete Nacional de Segurança, Contra-Almirante António Gameiro Marques, o coordenador do CNCS, Professor Pedro Vieira, entre outros.

Numa perspetiva prática, também foram apresentados casos de incidentes de segurança, ocorridos no Hospital Garcia de Orta e no Hospital Fernando Fonseca, bem como as soluções adotadas.

Através do Despacho nº 1348/2017, em Diário da República nº28/2017, Série II de 2017-02-08, as competências da SPMS, EPE foram reforçadas na coordenação e monitorização da implementação e operacionalização das boas práticas, garantindo uma melhoria contínua da resposta a ciber-riscos, no setor da saúde.

Para mais informações e esclarecimento de dúvidas poderá contactar: ciberseguranca@spms.min-saude.pt

Hosi-workshop

Diretor executivo do SNS elogia trabalho da SPMS

26 Novembro, 2022

O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) “tem de ser muito bem utilizado” para permitir o “salto tecnológico” do SNS, defendeu o diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS), Fernando Araújo, no encerramento da eHealth Sessions 2, que decorreu ontem no Porto. O diretor executivo do SNS acredita que “a SPMS está a fazer esse […]

“É muito inspirador ter uma sessão sobre Dados”

25 Novembro, 2022

“Estamos aqui para a segunda eHealth Sessions. A ideia de criar estas sessões de debate de temas de saúde digital foi de facto uma boa ideia”, sublinhou o presidente da SPMS, Luís Goes Pinheiro, na sessão de abertura no auditório da Fundação Eng. António de Almeida. “É muito inspirador ter uma sessão sobre Dados”, observou, […]

eHealth Sessions 2 I Estamos à sua espera

25 Novembro, 2022

A Fundação Eng. António de Almeida já abriu as portas e está à sua espera! A estratégia nacional para a implementação de um Registo de Saúde Eletrónico Único é um dos temas em debate numa sessão que arranca com Maria de Belém Roseira, jurista e ex-ministra da Saúde. Num evento centrado nos Dados em Saúde, […]

Voltar
co-financiamento
Voltar para o topo.