Notícias

Um ano de Luz

13 Fevereiro, 2017

Vital componente na área das Tecnologias de Informação e Comunicação, a LIGHt (LocalInteroperabilityGateway for Healthcare) consiste num middleware ou camada de integração que medeia a troca de informação entre os produtos da SPMS e os clientes externos. A LIGHt fornece os sistemas internos com um motor de integração responsável pela gestão de interfaces duma forma configurável, standardizada e segura, prevenindo o acesso direto e/ou não autorizado às bases de dados e permitindo uma auditoria aos acessos.

light_esquema

Trata-se de uma solução que vai para além da integração: é uma plataforma open source de interoperabilidade que endereça as 4 layers – legal, organizacional, semântica e técnica –pensada e desenvolvida para o SONHO e SCLÍNICO hospitalar. A LIGHt possui um conjunto de workflows definidos e preparados para serem instalados nas instituições, assentando a sua base de comunicação no protocolo standard HL7 v2.5.

Há um ano, no dia 11 de fevereiro de 2016, foi instalada a primeira versão LIGHt no Hospital Garcia de Orta, em Almada, inserida no circuito de Laboratório. Depois desta instalação, e durante o ano de 2016, três novas instalações precederam – no Hospital da Horta, no Centro Hospitalar de Leiria e, no mês de Dezembro, no IPO de Lisboa – incrementando, sempre, novos circuitos desde a gestão do HIS, workflows de MCDTs até ao circuito de admissão de utentes via Quiosque.

Durante o passado mês de janeiro de 2017, passaram pela LIGHt cerca de 1.932.619 eventos,  sendo contabilizados 97.82% casos de sucesso.

Contamos durante o ano de 2017 aumentar o número de instalações no âmbito dos rollouts da Suite Hospitalar, alargar os players em falta nas instalações já realizadas e, num futuro próximo, tornar a LIGHt a luz de tantos mais hospitais.  

evolucao-de-eventos-processados
light

SONHO V2 implementado com sucesso no CHTMAD

13 Julho, 2021

No dia 10 de julho realizou-se a implementação da Suite Hospitalar (SONHO v2 – SClínico – Plataforma Interoperabilidade (Light)), no Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD). Tratou-se de uma operação tecnológica complexa, mas fundamental para a uniformização de processos e integração da informação clínica, visando a melhoria da qualidade dos cuidados prestados aos […]

Um ano de implementação do SONHO v2/SClínico no CHUC

24 Novembro, 2020

No dia 23 de novembro assinalou-se um ano de uma das maiores transformações digitais num centro hospitalar do Serviço Nacional de Saúde. O Centro Hospitalar Universitário de Coimbra (CHUC), no seu Pólo dos Hospitais Universitários de Coimbra, passou a utilizar o SONHO v2/SClínico, sistemas de informação que sustentam a atividade assistencial do ponto de vista administrativo e clínico e suportam o processo clínico eletrónico.

banner_chuc

SClínico Hospitalar nos Serviços de Urgência da ULS da Guarda

19 Novembro, 2020

A implementação do módulo de urgência do SClínico Hospitalar na Unidade Local de Saúde da Guarda (Hospital Sousa Martins - Guarda, Hospital Nossa Senhora da Assunção – Seia e SUB de Vila Nova de Foz Côa) arrancou no dia 17 de novembro.

Voltar
co-financiamento
consectetur ipsum elit. Aliquam eget felis venenatis, velit, tempus accumsan id
Voltar para o topo.