Notícias

SPMS incrementa política de segurança na mudança digital da Saúde

7 Fevereiro, 2017

No âmbito do Dia da Internet Mais Segura, assinalado hoje, 07 de fevereiro, a SPMS, EPE apresenta o ponto de situação sobre o trabalho que está a ser desenvolvido relativamente a políticas de segurança e privacidade no processo de transformação digital, no setor da Saúde, com impacto direto nos sites e portais que integram o Ministério da Saúde.

Com o avanço do processo de transformação digital na sociedade, as entidades, incluindo as do setor da Saúde, aproveitam novas oportunidades para melhorar a satisfação das partes envolvidas, em particular o cidadão e, também, otimizar recursos disponíveis para obtenção de ganhos de eficiência.

No entanto, esta transformação digital tem alguns riscos subjacentes. Neste contexto, a SPMS lançou, em 2016, um “Programa de Melhoria do Risco e Segurança da Informação”, tendo como âmbito as dimensões de governança, gestão e operação da segurança na área da Saúde.

Desde então, foram desenhadas 13 iniciativas que têm vindo a ser lançadas, algumas das quais focadas no tema da cibersegurança, por exemplo, ao nível do reforço dos mecanismos e controlo de gestão de riscos relacionados com as tecnologias de informação, desenho e implementação de controlos de cibersegurança nas áreas de maior criticidade, entre outras ações.

Este programa pretende reforçar os instrumentos de governança e gestão dos riscos e controlos relacionados com a segurança da informação. Enquadra-se num modelo mais alargado de melhoria da governança e gestão do SNS, tendo como objetivo a coordenação e partilha de boas práticas relacionadas com os sistemas de informação do Ministério da Saúde, sendo a segurança da informação, a cibersegurança e a privacidade dos dados partes integrantes deste programa.

Atualmente, encontra-se em implementação o projeto de lançamento do “Serviço de Avaliações de Segurança no eSIS”, com a missão de realizar revisões de conformidade e técnicas a todas as entidades do Ministério da Saúde.

Para 2017 prevê-se a continuação da implementação das iniciativas em curso e o lançamento de outras, nomeadamente a criação do Microsite Cibersegurança SNS, o desenvolvimento de um inquérito de avaliação de maturidade e estudo da segurança da informação e de um inquérito de avaliação e estudo sobre a maturidade da gestão da informação e privacidade, ambos no setor da Saúde em Portugal.

Pretende-se, também, concluir a elaboração do guia de boas práticas para resposta ao regulamento europeu de privacidade dos dados (GDPR) e realizar um ciclo de workshops e conferências, sob o tema “Segurança e Privacidade na Saúde em Portugal”.

home_topo_1-1-1366x512

SPMS intervém na conferência “Desafios da Cibersegurança”

8 Março, 2024

A preparação dos sistemas digitais públicos e privados é um desafio de longa duração e um trabalho em permanente atualização, que deve começar por “capacitar as pessoas para mudar comportamentos”, defendeu Jéssica Domingues, coordenadora da Unidade de Cibersegurança da SPMS, na conferência “Desafios da Cibersegurança”, que decorreu em Lisboa, ontem, dia 6 de março. Para […]

SPMS dinamiza atividades no “Mês Europeu da Cibersegurança”

30 Outubro, 2023

O Mês Europeu da Cibersegurança (European CyberSecurity Month – ECSM) é comemorado em outubro, com diversos eventos e atividades nos vários países europeus.   Sob o tema “Cibersecurity is a shared responsability”, visa implementar as boas práticas para a utilização do ciberespaço e sensibilizar cidadãos, empresas e organizações públicas para comportamentos a adotar no âmbito da […]

Notícias NEWSLETTER 01_Site SPMS_Em foco
Voltar
Voltar para o topo.