Notícias

SClínico Hospitalar com novos desafios

7 Fevereiro, 2017

Instalado em 94 unidades hospitalares, o sistema de informação SClínico é utilizado por mais de 62 mil profissionais de saúde.

Em 2016, a SPMS conseguiu superar diversas metas com o SClínico Hospitalar, desde o processo de atualizações e desenvolvimento de funcionalidades, nomeadamente no módulo de urgência, de triagem e normalização dos registos de enfermagem, à implementação do SClínico/SONHOV2 no Hospital da Horta, Centro Hospitalar de Leiria (CHL), Instituto Português de Oncologia de Lisboa, Francisco Gentil (IPOLFG) e Hospital Garcia de Orta (HGO). Foi também disponibilizado o módulo de urgência e triagem em 30 entidades que, progressivamente, estão a começar a adotá-lo. A nível tecnológico, foi desenvolvida a versão beta da Visão Clínica Integrada (VCI), estando já instalada no CHL e no IPOLFG.

Para 2017, são vários os desenvolvimentos previstos, quer funcionais, quer tecnológicos, bem como ao nível da implementação do SClínico-H/SONHOv2/LIGHT em várias instituições hospitalares, por exemplo na ULS do Litoral Alentejano e no Centro Hospitalar do Porto.

No primeiro semestre do ano, e a título de exemplo, decorre a implementação de funcionalidades para a codificação clínica ICD-10-CM/PCS, o Atestado Médico para a Carta de Condução, o módulo cirurgia de ambulatório, novos perfis, incluindo para estudantes de medicina, e o desenvolvimento de triagem canadiana, cuja implementação será realizada no decorrer do segundo semestre.

Ainda em 2017 estarão em desenvolvimento tecnologias de business intelligence clínico, que permitirão aos profissionais de saúde e instituições um novo olhar sobre aquilo que é a sua prática assistencial, suportadas pelas mais recentes tecnologias.

No âmbito da iniciativa SClínico +, a ser lançada em breve, será definida a política de suporte às instituições e atualizações corretivas e evolutivas do sistema SClínico Hospitalar, bem como serão apresentadas as próximas funcionalidades a implementar. Desta forma, pretende-se aumentar a proximidade e o acolhimento de contributos por parte dos profissionais de saúde, através da constituição de user-groups online e presenciais.

As atualizações do SClínico Hospitalar centram-se, acima de tudo, na interoperabilidade, na integração e partilha, cada vez mais eficaz e eficiente, de informação e dados e a respetiva sistematização, tendo por objetivo proporcionar um melhor desempenho profissional e, consequentemente, melhorar o apoio, acompanhamento e assistência ao cidadão.

SClínico

SClínico Hospitalar nos Serviços de Urgência da ULS da Guarda

19 Novembro, 2020

A implementação do módulo de urgência do SClínico Hospitalar na Unidade Local de Saúde da Guarda (Hospital Sousa Martins - Guarda, Hospital Nossa Senhora da Assunção – Seia e SUB de Vila Nova de Foz Côa) arrancou no dia 17 de novembro.

Um ano de implementação do SONHOv2/SClínico no IPOC

24 Setembro, 2020

Assinala-se, hoje, um ano de implementação do SONHOv2/SClínico no Instituto Português de Oncologia de Coimbra (IPOC). O SONHO/SClínico permitiu a consolidação da informação clínica e administrativa numa estrutura segura e organizada, com acesso imediato dentro e fora do IPO de Coimbra.

Voltar
co-financiamento
libero. tristique commodo vulputate, dolor dolor. libero et,
Voltar para o topo.