Notícias

Ministério da Saúde investe na modernização do parque informático dos Cuidados de Saúde Primários

24 Fevereiro, 2017

Em alinhamento com as estratégias dos organismos do Ministério da Saúde, a SPMS, EPE, enquanto entidade pública com competências na agregação, centralização e harmonização das compras públicas no setor da saúde, lançou procedimentos de aquisição centralizada de computadores com o objetivo de modernizar o parque informático das unidades de saúde dos Cuidados de Saúde Primários.

Assim, desde final de Dezembro de 2016, a SPMS, em articulação com as diversas ARS, assumiu a dinamização deste processo com a  distribuição e instalação dos primeiros computadores, permitindo melhorias na utilização dos sistema de informação do SNS, nomeadamente na PEM, SClínico e SINUS.

Desde essa data, as equipas da SPMS têm estado no terreno a reequipar unidades de saúde, começando pelos ACES da Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro, seguindo-se a entrega de computadores na ARS Norte. A ordem de prioridade na distribuição de hardware obedeceu a critérios que dão primazia aos postos com maior antiguidade e às necessidades mais prementes, apuradas nas reuniões realizadas com as direções executivas dos vários Agrupamentos dos Centros de Saúde (ACES).

O investimento do Ministério da Saúde na modernização do parque informático dos Cuidados de Saúde Primários representa a aquisição de cerca de 12.000  computadores. A substituição de equipamento obsoleto, é um incentivo à implementação da PDS Live, que permite um alargamento das teleconsultas, cumprindo, assim, uma das grandes prioridades da atual Tutela: levar o Serviço Nacional de Saúde a todos os cidadãos.

O esforço conjunto das diferentes ARS, coordenado pela SPMS, EPE, irá permitir atingir esta ambição. 

tabelas-05
tabelas-04
tabelas-03
tabelas-02
Temas

Banner_generico_spms_opcaoB

Comitiva da Eslováquia visita SPMS

29 Junho, 2022

A SPMS recebeu uma comitiva eslovaca no âmbito da visita de estudo promovida pela DG Reform da Comissão Europeia e pelo Ministério da Saúde da Eslováquia nesta quarta-feira, dia 29 de junho, em Lisboa.

SNS 24 continua a melhorar acesso e promove equidade

23 Junho, 2022

O contacto remoto entre o cidadão e o Serviço Nacional de Saúde, independentemente da porta escolhida: telefónica, digital ou presencial, tem contribuído para fomentar a inclusão social e a literacia digital em saúde, possibilitando uma experiência uniforme, integrada e com qualidade.

Voltar
co-financiamento
mi, Aenean eleifend ut consequat. neque.
Voltar para o topo.