Em alinhamento com as estratégias dos organismos do Ministério da Saúde, a SPMS, EPE, enquanto entidade pública com competências na agregação, centralização e harmonização das compras públicas no setor da saúde, lançou procedimentos de aquisição centralizada de computadores com o objetivo de modernizar o parque informático das unidades de saúde dos Cuidados de Saúde Primários.
Assim, desde final de Dezembro de 2016, a SPMS, em articulação com as diversas ARS, assumiu a dinamização deste processo com a distribuição e instalação dos primeiros computadores, permitindo melhorias na utilização dos sistema de informação do SNS, nomeadamente na PEM, SClínico e SINUS.
Desde essa data, as equipas da SPMS têm estado no terreno a reequipar unidades de saúde, começando pelos ACES da Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro, seguindo-se a entrega de computadores na ARS Norte. A ordem de prioridade na distribuição de hardware obedeceu a critérios que dão primazia aos postos com maior antiguidade e às necessidades mais prementes, apuradas nas reuniões realizadas com as direções executivas dos vários Agrupamentos dos Centros de Saúde (ACES).
O investimento do Ministério da Saúde na modernização do parque informático dos Cuidados de Saúde Primários representa a aquisição de cerca de 12.000 computadores. A substituição de equipamento obsoleto, é um incentivo à implementação da PDS Live, que permite um alargamento das teleconsultas, cumprindo, assim, uma das grandes prioridades da atual Tutela: levar o Serviço Nacional de Saúde a todos os cidadãos.
O esforço conjunto das diferentes ARS, coordenado pela SPMS, EPE, irá permitir atingir esta ambição.