Notícias

Despacho fomenta boas práticas na cibersegurança da informação na Saúde

8 Fevereiro, 2017

Os meios tecnológicos permitem o acesso, cada vez maior, à informação na área da saúde, em tempo útil, quer a cidadãos, quer a profissionais de saúde. Com o aumento da informação disponibilizada, há, consequentemente, um aumento à exposição de riscos, tornando-se crucial implementar, transversalmente a todos os serviços, organismos e entidades na área da saúde, a boa prática de registo centralizado de incidentes de segurança, contribuindo para a vigilância do sistema nacional e, em última instância, para a minimização do risco de perda de dados dos seus sistemas centrais, através da análise e tratamento dos registos realizados.

Neste contexto, e no âmbito da cibersegurança da informação, foi publicado o Despacho nº1348/2017, em Diário da República nº28/2017, Série II de 2017-02-08, reforçando as competências da SPMS, EPE na coordenação e monitorização da implementação e operacionalização das boas práticas, garantindo uma melhoria contínua da resposta a ciber-riscos, no setor da saúde.

Assim, dando cumprimento ao disposto na Resolução do Conselho de Ministros n.º 62/2016, de 17 de outubro, que aprovou a Estratégia Nacional para o Ecossistema de Informação de Saúde 2020 (ENESIS 2020), e dando continuidade à estratégia de serviços partilhados, a SPMS assegura o estabelecimento de um protocolo de cooperação e articulação com o Centro Nacional de Cibersegurança (CNCSeg), para assegurar a notificação obrigatória, centralizada nesta última entidade, de incidentes de cibersegurança do Serviço Nacional de Saúde e do Ministério da Saúde, bem como para garantir a adoção de procedimentos comuns e a utilização de taxonomias definidas para o efeito pelo CNCSeg.

As entidades do SNS e os órgãos, serviços e organismos do Ministério da Saúde encontram -se obrigados a proceder à notificação de incidentes de segurança à SPMS, devendo designar o Responsável pela Notificação Obrigatória (RNO) de incidentes de cibersegurança.

Consulte na íntegra o Despacho nº1348/2017, publicado em Diário da República nº28/2017,SérieII de2017-02-08

banner_Seguranca_informacao_SPMS

SPMS intervém na conferência “Desafios da Cibersegurança”

8 Março, 2024

A preparação dos sistemas digitais públicos e privados é um desafio de longa duração e um trabalho em permanente atualização, que deve começar por “capacitar as pessoas para mudar comportamentos”, defendeu Jéssica Domingues, coordenadora da Unidade de Cibersegurança da SPMS, na conferência “Desafios da Cibersegurança”, que decorreu em Lisboa, ontem, dia 6 de março. Para […]

SPMS dinamiza atividades no “Mês Europeu da Cibersegurança”

30 Outubro, 2023

O Mês Europeu da Cibersegurança (European CyberSecurity Month – ECSM) é comemorado em outubro, com diversos eventos e atividades nos vários países europeus.   Sob o tema “Cibersecurity is a shared responsability”, visa implementar as boas práticas para a utilização do ciberespaço e sensibilizar cidadãos, empresas e organizações públicas para comportamentos a adotar no âmbito da […]

Notícias NEWSLETTER 01_Site SPMS_Em foco
Voltar
Voltar para o topo.