Notícias

“Transformação Digital na Saúde” com lotação esgotada

20 Janeiro, 2017

“Transformação Digital na Saúde – Registo de Saúde Eletrónico” teve lugar hoje, 20 janeiro, na Feira Internacional de Lisboa (FIL) com lotação esgotada. Mais de 600 pessoas marcaram presença numa conferência centrada na mudança de processos, na segurança de dados e da informação, na evolução tecnológica das aplicações e na capacidade de desmaterializar e transformar o papel pelo digital no sistema de saúde português.

Convidados pela SPMS, EPE, dirigentes da Administração Pública e jornalistas analisaram e debateram questões subjacentes à temática da transformação digital já em curso e que, inevitavelmente, irá continuar a avançar na saúde e em todos os setores da economia. O ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, discursou, num registo informal, congratulando-se com a enorme audiência da sala, prova de que esta mudança digital na saúde interessa, revelando “atração pela modernidade”.

O Registo de Saúde Eletrónico (RSE) foi tema da apresentação de Henrique Martins, Presidente do Conselho de Administração da SPMS, abordando alguns projetos da SPMS, como a app Carteira eletrónica da Saúde, a Área do Cidadão do Portal SNS, Exames Sem Papel, TeleSaúde, entre outras iniciativas.

O secretário de Estado da Saúde, Manuel Delgado, encerrou a conferência, sublinhando a importância do trabalho desenvolvido pela SPMS, que representa o avanço tecnológico do Serviço Nacional de Saúde.

Se Portugal já esteve no fim da linha, hoje está em primeiro lugar no ranking digital da saúde. Como impulsionadora desta transformação, a SPMS convidou toda a audiência, divulgando um vídeo sobre “Portugal eHealth Summit”, evento de dimensão internacional a realizar em Lisboa, no próximo mês de abril.

Na senda da inovação tecnológica e da transformação digital, a SPMS transmitiu a conferência em tempo real (live streaming), sendo acompanhada à distância por mais de 900 pessoas, o que representa mais de 12 000 minutos de visualizações.

Transformação-digital-_-Noticia-c-local-06

SPMS participa em debate sobre transformação digital e inteligência artificial

10 Abril, 2024

A transformação digital e o impacto no setor da Saúde deram o mote à participação de Luís Miguel Ferreira, vogal executivo da SPMS, em conferência que decorreu em Lisboa, ontem, dia 9 de abril. Na sua intervenção, Luís Miguel Ferreira destacou o papel fundamental que a SPMS assume no processo de transição digital, sublinhando o […]

PEM celebra 11 anos e 235 milhões de receitas sem papel

8 Abril, 2024

A aplicação de Prescrição Eletrónica Médica (PEM) foi disponibilizada, pela SPMS, ao sistema nacional de saúde em 2013. Desde então, permitiu emitir perto de 388 milhões de receitas eletrónicas, das quais mais de 235 milhões totalmente desmaterializadas. Quase 200 prescrições por minuto é a média diária de receitas emitidas, entre as 9 e as 20 […]

Voltar
Voltar para o topo.