Notícias

SPMS visita SCMA no âmbito do projeto ProEmpower

16 Janeiro, 2017

Uma delegação da SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), visitou a Santa Casa da Misericórdia da Amadora (SCMA), no passado dia 10 de janeiro, no âmbito do ProEmpower (Procuring innovative ICT for patient empowerment and selfmanagement of type 2 diabetes mellitus), um projeto cofinanciado pela União Europeia, em que participam 12 entidades, de 5 Estados-membros (Portugal, Espanha, Alemanha, Itália e Bulgária), sendo coordenado pelo Ministério da Saúde da Turquia.

Este encontro, além do estreitamento de laços institucionais, permitiu às entidades apresentar as visões institucionais com o objetivo de se alinharem estratégias, tendo em consideração a participação conjunta neste projeto, e serviu ainda para que a SPMS pudesse conhecer melhor a missão da SCMA e o seu âmbito de ação.

SPMS visita SCMA no âmbito do projeto ProEmpower

ProEmpower é uma proposta pré-comercial que visa contribuir para aumentar a capacitação da autogestão dos doentes com diabetes tipo II e atuar na área do autocuidado, da auto monitorização, do autodiagnóstico e da auto motivação dos doentes, através do desenvolvimento de processos de aquisição e implementação de sistemas ou dispositivos que usem tecnologias de informação e comunicação.

Dentro do projeto foram constituídos dois grupos: o buyers group – responsável pela aquisição da solução e o grupo piloto – responsável pelo desenvolvimento do piloto, com vista a testar a solução. Os dois grupos trabalham em estreita articulação, de forma a garantir que os requisitos definidos são cumpridos. O teste da solução ocorrerá de forma faseada: avaliação inicial de proposta, protótipo e solução final.

SPMS visita SCMA no âmbito do projeto ProEmpower_2

Neste âmbito, a SPMS como “central de compras” do SNS, faz parte do “buyers group” e tem como papel desenvolver e aplicar, em articulação com os restantes parceiros, os procedimentos necessários à consulta de mercado, lançamento da necessidade, seleção de propostas e contratação de fornecedores para desenvolvimento de soluções e aquisição da solução mais adequada.

A SCMA como entidade piloto, está envolvida, também em articulação com os restantes parceiros, na identificação dos requisitos a que as soluções devem obedecer, atentas as especificidades de cada país e através do envolvimento de profissionais de saúde e utentes, apoio na seleção da solução e teste da mesma, em ambiente real.

Temas

|

SPMS participa no curso “WHO Spring Course – Impact Training on Big Data in Healthcare”

30 Março, 2023

Organizada pela World Health Organization (WHO) Regional Office for Europe, em parceria com a Universidade Politécnica de Valência, a iniciativa “WHO Spring Course – Impact Training on Big Data in Healthcare” contou com a participação da SPMS. Decorreu em Valência no passado dia 28 de março. Cátia Pinto, coordenadora de Projetos e Relações Internacionais da […]

Debate sobre demência aborda a transição digital da Saúde com participação da SPMS

29 Março, 2023

“Costumo dizer que todos os dias há boas notícias no SNS, nós é que muitas vezes as desconhecemos e desvalorizamos”, afirmou Sandra Cardoso, diretora de Assessoria, Comunicação e Relações Públicas da SPMS, no BTT- Building Tomorrow Together (BTT) - Innovation in Dementia, iniciativa promovida pela Roche, que decorreu esta terça-feira, dia 28 de março, em Lisboa.

SPMS no projeto do Expresso: “50 mulheres, 50 ideias para a Saúde”

24 Março, 2023

Joana Vilas Boas, coordenadora da SPMS – Unidade de Sistemas de Cuidados de Saúde, defendeu a criação de um sistema único e integrado nos cuidados primários num testemunho ao jornal Expresso sobre “A tecnologia ao serviço da Saúde e a importância de continuar a apostar na investigação”, integrado no projeto "50 mulheres, 50 ideias para a Saúde".

Voltar
co-financiamento
Voltar para o topo.