Notícias

SPMS visita SCMA no âmbito do projeto ProEmpower

16 Janeiro, 2017

Uma delegação da SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), visitou a Santa Casa da Misericórdia da Amadora (SCMA), no passado dia 10 de janeiro, no âmbito do ProEmpower (Procuring innovative ICT for patient empowerment and selfmanagement of type 2 diabetes mellitus), um projeto cofinanciado pela União Europeia, em que participam 12 entidades, de 5 Estados-membros (Portugal, Espanha, Alemanha, Itália e Bulgária), sendo coordenado pelo Ministério da Saúde da Turquia.

Este encontro, além do estreitamento de laços institucionais, permitiu às entidades apresentar as visões institucionais com o objetivo de se alinharem estratégias, tendo em consideração a participação conjunta neste projeto, e serviu ainda para que a SPMS pudesse conhecer melhor a missão da SCMA e o seu âmbito de ação.

SPMS visita SCMA no âmbito do projeto ProEmpower

ProEmpower é uma proposta pré-comercial que visa contribuir para aumentar a capacitação da autogestão dos doentes com diabetes tipo II e atuar na área do autocuidado, da auto monitorização, do autodiagnóstico e da auto motivação dos doentes, através do desenvolvimento de processos de aquisição e implementação de sistemas ou dispositivos que usem tecnologias de informação e comunicação.

Dentro do projeto foram constituídos dois grupos: o buyers group – responsável pela aquisição da solução e o grupo piloto – responsável pelo desenvolvimento do piloto, com vista a testar a solução. Os dois grupos trabalham em estreita articulação, de forma a garantir que os requisitos definidos são cumpridos. O teste da solução ocorrerá de forma faseada: avaliação inicial de proposta, protótipo e solução final.

SPMS visita SCMA no âmbito do projeto ProEmpower_2

Neste âmbito, a SPMS como “central de compras” do SNS, faz parte do “buyers group” e tem como papel desenvolver e aplicar, em articulação com os restantes parceiros, os procedimentos necessários à consulta de mercado, lançamento da necessidade, seleção de propostas e contratação de fornecedores para desenvolvimento de soluções e aquisição da solução mais adequada.

A SCMA como entidade piloto, está envolvida, também em articulação com os restantes parceiros, na identificação dos requisitos a que as soluções devem obedecer, atentas as especificidades de cada país e através do envolvimento de profissionais de saúde e utentes, apoio na seleção da solução e teste da mesma, em ambiente real.

Temas

|

Diretor executivo do SNS elogia trabalho da SPMS

26 Novembro, 2022

O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) “tem de ser muito bem utilizado” para permitir o “salto tecnológico” do SNS, defendeu o diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS), Fernando Araújo, no encerramento da eHealth Sessions 2, que decorreu ontem no Porto. O diretor executivo do SNS acredita que “a SPMS está a fazer esse […]

“É muito inspirador ter uma sessão sobre Dados”

25 Novembro, 2022

“Estamos aqui para a segunda eHealth Sessions. A ideia de criar estas sessões de debate de temas de saúde digital foi de facto uma boa ideia”, sublinhou o presidente da SPMS, Luís Goes Pinheiro, na sessão de abertura no auditório da Fundação Eng. António de Almeida. “É muito inspirador ter uma sessão sobre Dados”, observou, […]

eHealth Sessions 2 I Estamos à sua espera

25 Novembro, 2022

A Fundação Eng. António de Almeida já abriu as portas e está à sua espera! A estratégia nacional para a implementação de um Registo de Saúde Eletrónico Único é um dos temas em debate numa sessão que arranca com Maria de Belém Roseira, jurista e ex-ministra da Saúde. Num evento centrado nos Dados em Saúde, […]

Voltar
co-financiamento
Voltar para o topo.