Notícias

SPMS dinamiza Unidade de Teleformação para SNS

12 Janeiro, 2017

Com a criação do Centro Nacional de TeleSaúde (CNTS), a SPMS viu reforçada a sua responsabilidade na área da formação, ficando sob sua alçada a Unidade de Teleformação para o Serviço Nacional de Saúde, de acordo com a Resolução do Conselho de Ministros n.º 67/2016 – Diário da República n.º 206/2016.

Através da disponibilização da plataforma eStudo, a SPMS leva a formação a qualquer entidade do SNS, em formato eLearning, ou teleformação (totalmente à distância), facilitando o acesso aos profissionais do SNS, sem custos acrescidos, pelo contrário, permite reduzir a despesa nesta área e, simultaneamente, eleva a qualidade e regista um maior investimento na diversidade da oferta formativa, colmatando muitas lacunas existentes.

A plataforma eStudo inclui o regime aberto, no qual qualquer utilizador pode registar-se e candidatar-se a um dos cursos disponíveis, cabendo ao tutor do curso aceitar ou não a candidatura; e o regime fechado, onde o tutor do curso dirige convites a utilizadores, previamente registados na plataforma, ou através de correio eletrónico.

Os cursos são solicitados pelas entidades, tendo em conta as suas necessidades. As ações formativas em regime aberto, sob a responsabilidade da SPMS, estão disponíveis a qualquer pessoa, sem necessidade de credenciais de acesso, para consulta da informação, procedimentos e manuais.

Em 2016, decorreram 16 ações de formação na plataforma eStudo, abrangendo um total de cerca de 1420 formandos, distribuídos da seguinte forma:

tabela cursos teleformacao

Dando resposta a um dos objetivos do Ministério da Saúde, a SPMS incrementa a oferta formativa com a plataforma eStudo, ferramenta estratégica para reforçar a formação em 2017 no SNS, uma vez que permite eliminar distâncias, reduz custos e contribui para desenvolver competências nos profissionais.

O CNTS faz parte do processo de reforma dos cuidados de Saúde e integra estruturas organizacionais já existentes, como a SPMS, de modo a rentabilizar a capacidade da rede nacional de unidades do SNS, contribuindo para melhorar a governação e aumentar a eficiência.

Temas

|

SPMS assegura novos serviços de saúde transfronteiriços

20 Setembro, 2023

Portugal, representado pela SPMS, E.P.E., deu mais um passo importante na partilha de dados de saúde transfronteiriços, nos serviços digitais transfronteiriços “A Minha Saúde na Europa (MyHealth@EU)”, com mais dois Estados-Membros.  Desde o passado dia 25 de agosto, os residentes da Polónia podem dispensar medicamentos em 41 farmácias portuguesas aderentes e, por outro lado, os […]

OMS debate saúde digital com participação da SPMS

6 Setembro, 2023

Nuno Costa, vogal executivo da SPMS, participou no primeiro debate realizado no simpósio promovido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), esta quarta-feira. Dedicado ao futuro dos sistemas de saúde na era digital, o evento decorreu nos dias 5 e 6 de setembro, no Porto. Reunindo especialistas de vários países, o painel de discussão focou-se na […]

Voltar
Voltar para o topo.