Notícias

“Projeto Sorrir” com apoio da SPMS

31 Janeiro, 2017

A SPMS tem vindo a apoiar o “Projeto Sorrir”, juntamente com outros organismos do Ministério da Saúde, através da disponibilização de aplicações informáticas, como a PEM, o SIM para os registos clínicos e administrativos, os CITs e outras.

Inserido no Programa de Respostas Integradas para o território de Barcelos, o “Projeto Sorrir” tem como objetivo a diminuição dos quadros de dependência de álcool e dos consumos de substâncias ilícitas na população. O processo de atendimento e os serviços clínicos prestados aos utentes é igual ao das restantes unidades das Divisões de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (DICAD). Contudo, trata-se de um espaço de consulta multidisciplinar com características um pouco diferentes.

Os profissionais deste projeto pertencem à Administração Regional de Saúde (ARS) Norte e as instalações são geridas no âmbito de uma parceria entre o Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD) e uma entidade do setor social, o Grupo de Ação Social Cristã, IPSS (GASC).

Com o objetivo de dar resposta às dificuldades que a Rede Privada Virtual (VPN – Virtual Private Network), disponibilizada pelo SICAD, tem apresentado, a ARS Norte, em conjunto com o GASC, está a proceder à reestruturação das infraestruturas locais para adequá-las aos requisitos standard deste tipo de instalações. De forma a melhorar a qualidade do serviço, a SPMS irá criar o acesso à Rede Interna de Saúde (RIS), respondendo às necessidades identificadas.

Para a concretização desta medida, irão para o terreno técnicos para proceder às alterações necessárias à adaptação da RIS. A SPMS será responsável pela otimização das instalações das aplicações informáticas nesta unidade, com oito postos de trabalho, para que os sistemas de informação do Ministério da Saúde possam servir, de forma mais eficiente e eficaz, os profissionais e utentes do “Projeto Sorrir”.

Temas

ProjetoSorrir

“É muito inspirador ter uma sessão sobre Dados”

25 Novembro, 2022

“Estamos aqui para a segunda eHealth Sessions. A ideia de criar estas sessões de debate de temas de saúde digital foi de facto uma boa ideia”, sublinhou o presidente da SPMS, Luís Goes Pinheiro, na sessão de abertura no auditório da Fundação Eng. António de Almeida. “É muito inspirador ter uma sessão sobre Dados”, observou, […]

eHealth Sessions 2 I Estamos à sua espera

25 Novembro, 2022

A Fundação Eng. António de Almeida já abriu as portas e está à sua espera! A estratégia nacional para a implementação de um Registo de Saúde Eletrónico Único é um dos temas em debate numa sessão que arranca com Maria de Belém Roseira, jurista e ex-ministra da Saúde. Num evento centrado nos Dados em Saúde, […]

Voltar
co-financiamento
Voltar para o topo.