Notícias

“Projeto Sorrir” com apoio da SPMS

31 Janeiro, 2017

A SPMS tem vindo a apoiar o “Projeto Sorrir”, juntamente com outros organismos do Ministério da Saúde, através da disponibilização de aplicações informáticas, como a PEM, o SIM para os registos clínicos e administrativos, os CITs e outras.

Inserido no Programa de Respostas Integradas para o território de Barcelos, o “Projeto Sorrir” tem como objetivo a diminuição dos quadros de dependência de álcool e dos consumos de substâncias ilícitas na população. O processo de atendimento e os serviços clínicos prestados aos utentes é igual ao das restantes unidades das Divisões de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (DICAD). Contudo, trata-se de um espaço de consulta multidisciplinar com características um pouco diferentes.

Os profissionais deste projeto pertencem à Administração Regional de Saúde (ARS) Norte e as instalações são geridas no âmbito de uma parceria entre o Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD) e uma entidade do setor social, o Grupo de Ação Social Cristã, IPSS (GASC).

Com o objetivo de dar resposta às dificuldades que a Rede Privada Virtual (VPN – Virtual Private Network), disponibilizada pelo SICAD, tem apresentado, a ARS Norte, em conjunto com o GASC, está a proceder à reestruturação das infraestruturas locais para adequá-las aos requisitos standard deste tipo de instalações. De forma a melhorar a qualidade do serviço, a SPMS irá criar o acesso à Rede Interna de Saúde (RIS), respondendo às necessidades identificadas.

Para a concretização desta medida, irão para o terreno técnicos para proceder às alterações necessárias à adaptação da RIS. A SPMS será responsável pela otimização das instalações das aplicações informáticas nesta unidade, com oito postos de trabalho, para que os sistemas de informação do Ministério da Saúde possam servir, de forma mais eficiente e eficaz, os profissionais e utentes do “Projeto Sorrir”.

Temas

ProjetoSorrir

Projeto da SPMS é finalista dos Prémios HINTT 2021

20 Agosto, 2021

A SPMS é uma das 10 finalistas dos Prémios HINTT 2021 com o projeto Agendamento Online para a vacinação contra a COVID-19, na categoria Patient Safety. Esta iniciativa promove a partilha de conhecimento sobre o futuro do estado de saúde, com foco na tecnologia e no cidadão. Na edição de 2020, a SPMS foi distinguida […]

SPMS apoia ULSAM no arranque das teleconsultas em lares

10 Agosto, 2021

Com o apoio da SPMS, a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) arrancaram as primeiras teleconsultas de psiquiatria, no início de agosto, em lares. Os lares de Barbeita e Merufe, em Monção, foram os primeiros a realizar teleconsultas em tempo real, garantindo segurança, proteção e confidencialidade dos dados, através da plataforma de telessaúde […]

SPMS organiza evento de encerramento da eHAction

16 Julho, 2021

A eHAction – Joint Action Supporting the eHealth Network, uma ação de colaboração entre os Estados-Membros da União Europeia e outros países europeus, vai realizar o evento "EU Cooperation to Empower Citizens’ Health & Care [Cooperação europeia para capacitar a saúde e o cuidado dos cidadãos]", no próximo dia 21 de julho, por videoconferência, entre as 09h e as 12h.

closing event_noticia SPMS
Voltar
co-financiamento
dolor. risus mi, venenatis felis Praesent elit.
Voltar para o topo.