SPMS assegura transformação digital no IPO de Lisboa

14 Dezembro, 2016

A SPMS, EPE realizou uma das maiores, senão mesmo a maior transformação digital numa instituição do Serviço Nacional de Saúde (SNS), em funcionamento. A 8 de dezembro foi implementada a Suite Hospitalar (SONHO v2 – SClínico – Plataforma Interoperabilidade (Light) – SITAM) no Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil (IPOLFG).

Neste processo, a SPMS, EPE assegurou a mudança de vários sistemas, concretamente de seis aplicações novas e dezenas de integrações. De grande complexidade e dimensão, o projeto resulta do trabalho conjunto entre a SPMS, EPE e o IPOLFG, envolvendo diversos sistemas de informação e várias equipas. No terreno, de forma permanente e ininterrupta, estiveram cerca de vinte técnicos do IPO e mais de trinta, de várias equipas da SPMS, nomeadamente do SONHO v2 – Sistema Integrado de informação Hospitalar, SClínico – Sistema de informação de Gestão Clínica, IOP – Interoperabilidade, CTH – Consulta a Tempo e Horas, Webgdh, SIGLIC – Sistema de Informação de Gestão na Lista de Inscritos Para a Cirurgia, PEM – Prescrição Eletrónica Médica, SITAM – Sistema de Informação Taxas Moderadoras e Infraestrutura.

Durante o processo complexo de implementação, e até ao dia de hoje, 14 de dezembro, o atendimento aos utentes do IPOLFG tem decorrido com normalidade e as equipas da SPMS continuam in loco, assegurando a monitorização dos diversos sistemas. Integrando-se no processo de mudança e revolução digital que se verifica no setor da Saúde, uma das grandes prioridades do atual Ministério da Saúde, este projeto vem dar continuidade à uniformização dos sistemas de informação hospitalar no SNS, tendo por objetivo principal a melhoria na prestação de cuidados aos doentes.

Noticia_IPO_B

sem, id suscipit id Nullam tristique mi, felis