Notícias

SPMS colabora com Centro de Emergências em Saúde Pública

4 Outubro, 2016

No próximo dia 6 de outubro será inaugurado o CESP – Centro de Emergências em Saúde Pública, resultante de um projeto conjunto e inovador entre a Direção-Geral da Saúde (DGS) e a SPMS, EPE. A sessão irá decorrer nas instalações da DGS, em Lisboa.

A SPMS, enquanto entidade responsável pelos sistemas de informação da saúde,  acompanhou o processo de reestruturação do espaço da DGS, onde funcionará o CESP, bem como a instalação de todos os meios tecnológicos. Sob a supervisão da Direção de Comunicação e Relações Públicas da SPMS, em parceria com a Direção dos Sistemas de Informação, o espaço foi equipado com tecnologia inovadora, incluindo um video Wall interativo, três ecrãs de monitorização entre outros meios, de forma a garantir o bom funcionamento do CESP.

A cerimónia de inauguração conta com a presença do ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, de representantes da Organização Mundial da Saúde e do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças. O objetivo do CESP consiste em reforçar os sistemas de deteção precoce das ameaças sanitárias, antecipando-as, bem como incrementar a capacidade de monitorização de indicadores e sinais de alerta, promover a comunicação em matéria de resposta e intensificar a respetiva capacidade de coordenação.

A criação do CESP foi publicada no Despacho n.º 11035-A/2016, de 13 de setembro, onde é evidenciada a colaboração da SPMS, através da “participação no desenvolvimento de novas tecnologias e ferramentas de informação e comunicação na área das emergências em saúde pública”.

Temas

CESPimagem

Projeto da SPMS é finalista dos Prémios HINTT 2021

20 Agosto, 2021

A SPMS é uma das 10 finalistas dos Prémios HINTT 2021 com o projeto Agendamento Online para a vacinação contra a COVID-19, na categoria Patient Safety. Esta iniciativa promove a partilha de conhecimento sobre o futuro do estado de saúde, com foco na tecnologia e no cidadão. Na edição de 2020, a SPMS foi distinguida […]

SPMS apoia ULSAM no arranque das teleconsultas em lares

10 Agosto, 2021

Com o apoio da SPMS, a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) arrancaram as primeiras teleconsultas de psiquiatria, no início de agosto, em lares. Os lares de Barbeita e Merufe, em Monção, foram os primeiros a realizar teleconsultas em tempo real, garantindo segurança, proteção e confidencialidade dos dados, através da plataforma de telessaúde […]

SPMS organiza evento de encerramento da eHAction

16 Julho, 2021

A eHAction – Joint Action Supporting the eHealth Network, uma ação de colaboração entre os Estados-Membros da União Europeia e outros países europeus, vai realizar o evento "EU Cooperation to Empower Citizens’ Health & Care [Cooperação europeia para capacitar a saúde e o cuidado dos cidadãos]", no próximo dia 21 de julho, por videoconferência, entre as 09h e as 12h.

closing event_noticia SPMS
Voltar
co-financiamento
suscipit at odio ultricies dolor. risus
Voltar para o topo.