Notícias

SPMS colabora com Centro de Emergências em Saúde Pública

4 Outubro, 2016

No próximo dia 6 de outubro será inaugurado o CESP – Centro de Emergências em Saúde Pública, resultante de um projeto conjunto e inovador entre a Direção-Geral da Saúde (DGS) e a SPMS, EPE. A sessão irá decorrer nas instalações da DGS, em Lisboa.

A SPMS, enquanto entidade responsável pelos sistemas de informação da saúde,  acompanhou o processo de reestruturação do espaço da DGS, onde funcionará o CESP, bem como a instalação de todos os meios tecnológicos. Sob a supervisão da Direção de Comunicação e Relações Públicas da SPMS, em parceria com a Direção dos Sistemas de Informação, o espaço foi equipado com tecnologia inovadora, incluindo um video Wall interativo, três ecrãs de monitorização entre outros meios, de forma a garantir o bom funcionamento do CESP.

A cerimónia de inauguração conta com a presença do ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, de representantes da Organização Mundial da Saúde e do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças. O objetivo do CESP consiste em reforçar os sistemas de deteção precoce das ameaças sanitárias, antecipando-as, bem como incrementar a capacidade de monitorização de indicadores e sinais de alerta, promover a comunicação em matéria de resposta e intensificar a respetiva capacidade de coordenação.

A criação do CESP foi publicada no Despacho n.º 11035-A/2016, de 13 de setembro, onde é evidenciada a colaboração da SPMS, através da “participação no desenvolvimento de novas tecnologias e ferramentas de informação e comunicação na área das emergências em saúde pública”.

Temas

CESPimagem

Comitiva da Eslováquia visita SPMS

29 Junho, 2022

A SPMS recebeu uma comitiva eslovaca no âmbito da visita de estudo promovida pela DG Reform da Comissão Europeia e pelo Ministério da Saúde da Eslováquia nesta quarta-feira, dia 29 de junho, em Lisboa.

SNS 24 continua a melhorar acesso e promove equidade

23 Junho, 2022

O contacto remoto entre o cidadão e o Serviço Nacional de Saúde, independentemente da porta escolhida: telefónica, digital ou presencial, tem contribuído para fomentar a inclusão social e a literacia digital em saúde, possibilitando uma experiência uniforme, integrada e com qualidade.

Voltar
co-financiamento
venenatis felis risus justo diam ultricies mattis Praesent ante.
Voltar para o topo.