Notícias

SPMS e UBI usam versão “treino” do SICO – Ensinar Certificação de Óbito Digital

9 Setembro, 2016

O Sistema de Informação dos Certificados de Óbito – SICO é uma ferramenta tecnológica desenvolvida pela SPMS, cuja finalidade é promover uma melhor articulação entre as diversas entidades públicas envolvidas no processo de certificação dos óbitos. Esta solução inovadora permitiu o reconhecimento internacional, garantindo uma administração pública mais eficiente e rigorosa. O interesse por esta tecnologia ultrapassa o âmbito profissional e merece o interesse do meio académico, integrando o Programa do Laboratório de Competências do 6º ano do Mestrado Integrado de Medicina, da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (UBI).

Os finalistas de Medicina da UBI têm a oportunidade de praticar a emissão de Certificados de Óbito e contactarem, pela primeira vez, com o Boletim de Informação Clínica. Com a utilização da metodologia hands-on, os estudantes têm a possibilidade de adquirir os conceitos teóricos subjacentes à certificação do óbito e contactar com a interface de utilizador. Em ambiente de formação, durante 4 horas, a plataforma foi acedida por mais de 100 estudantes, dando resposta aos mais de 30 acessos efetuados, em simultâneo. Este processo de aprendizagem e conhecimento integrado, para além de dotar os estudantes de conhecimento empírico, permite reforçar o ensino de boas práticas no preenchimento de formulários, promovendo rigor e qualidade de informação.    

Temas

|

banner_sico

Comitiva da Eslováquia visita SPMS

29 Junho, 2022

A SPMS recebeu uma comitiva eslovaca no âmbito da visita de estudo promovida pela DG Reform da Comissão Europeia e pelo Ministério da Saúde da Eslováquia nesta quarta-feira, dia 29 de junho, em Lisboa.

SNS 24 continua a melhorar acesso e promove equidade

23 Junho, 2022

O contacto remoto entre o cidadão e o Serviço Nacional de Saúde, independentemente da porta escolhida: telefónica, digital ou presencial, tem contribuído para fomentar a inclusão social e a literacia digital em saúde, possibilitando uma experiência uniforme, integrada e com qualidade.

Voltar
co-financiamento
felis neque. id quis lectus odio accumsan porta. risus. ut
Voltar para o topo.