Notícias

SPMS e UBI usam versão “treino” do SICO – Ensinar Certificação de Óbito Digital

9 Setembro, 2016

O Sistema de Informação dos Certificados de Óbito – SICO é uma ferramenta tecnológica desenvolvida pela SPMS, cuja finalidade é promover uma melhor articulação entre as diversas entidades públicas envolvidas no processo de certificação dos óbitos. Esta solução inovadora permitiu o reconhecimento internacional, garantindo uma administração pública mais eficiente e rigorosa. O interesse por esta tecnologia ultrapassa o âmbito profissional e merece o interesse do meio académico, integrando o Programa do Laboratório de Competências do 6º ano do Mestrado Integrado de Medicina, da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (UBI).

Os finalistas de Medicina da UBI têm a oportunidade de praticar a emissão de Certificados de Óbito e contactarem, pela primeira vez, com o Boletim de Informação Clínica. Com a utilização da metodologia hands-on, os estudantes têm a possibilidade de adquirir os conceitos teóricos subjacentes à certificação do óbito e contactar com a interface de utilizador. Em ambiente de formação, durante 4 horas, a plataforma foi acedida por mais de 100 estudantes, dando resposta aos mais de 30 acessos efetuados, em simultâneo. Este processo de aprendizagem e conhecimento integrado, para além de dotar os estudantes de conhecimento empírico, permite reforçar o ensino de boas práticas no preenchimento de formulários, promovendo rigor e qualidade de informação.    

Temas

|

banner_sico

Projeto da SPMS é finalista dos Prémios HINTT 2021

20 Agosto, 2021

A SPMS é uma das 10 finalistas dos Prémios HINTT 2021 com o projeto Agendamento Online para a vacinação contra a COVID-19, na categoria Patient Safety. Esta iniciativa promove a partilha de conhecimento sobre o futuro do estado de saúde, com foco na tecnologia e no cidadão. Na edição de 2020, a SPMS foi distinguida […]

SPMS apoia ULSAM no arranque das teleconsultas em lares

10 Agosto, 2021

Com o apoio da SPMS, a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) arrancaram as primeiras teleconsultas de psiquiatria, no início de agosto, em lares. Os lares de Barbeita e Merufe, em Monção, foram os primeiros a realizar teleconsultas em tempo real, garantindo segurança, proteção e confidencialidade dos dados, através da plataforma de telessaúde […]

SPMS organiza evento de encerramento da eHAction

16 Julho, 2021

A eHAction – Joint Action Supporting the eHealth Network, uma ação de colaboração entre os Estados-Membros da União Europeia e outros países europeus, vai realizar o evento "EU Cooperation to Empower Citizens’ Health & Care [Cooperação europeia para capacitar a saúde e o cuidado dos cidadãos]", no próximo dia 21 de julho, por videoconferência, entre as 09h e as 12h.

closing event_noticia SPMS
Voltar
co-financiamento
Sed eget Donec Praesent sem, tristique mi, eleifend ante. amet, nunc
Voltar para o topo.