Notícias

“Notícia Nascimento” e “Nascer Utente”

5 Setembro, 2016

Com a entrada em vigor a 1 de setembro do projeto “Notícia Nascimento”, o registo eletrónico passou a ser efetuado em formulário próprio, melhorando a comunicação entre os Cuidados de Saúde Hospitalares e os Cuidados de Saúde Primários. Torna-se, assim, mais célere o acompanhamento dos novos utentes, bem como a introdução de alertas.

O projeto “Nascer Utente”, também em vigor desde 1 de setembro, permite que todos os recém-nascidos passem a ter médico de família. A inscrição do bebé é automática e imediata no Registo Nacional de Utentes (RNU), procedendo-se à atribuição do respetivo número de utente, a constar do Cartão do Cidadão, e de médico de família. A SPMS é responsável pela implementação das adaptações do sistema do RNU (“Nascer Utente”) e da integração de comunicações no SClínico e na PDS (“Notícia Nascimento”).

Além destes dois projetos, o Simplex Saúde Infantil e Juvenil abrange o eBoletim de Saúde Infantil e Juvenil e o eBoletim de Vacinas. A versão digital do Boletim de Saúde Infantil e Juvenil permite, para além das consultas e registo da informação relevante, a emissão de alertas e notificações para os pais e cuidadores. Entre setembro e outubro de 2016 decorre um projeto-piloto na ULS Baixo Alentejo, que consiste na identificação das grávidas que irão ter acesso aos primeiros Boletins de Saúde Infantil e Juvenil em formato eletrónico. O eBoletim de Vacinas é a versão digital do Boletim de vacinas que, para além das consultas e dos registos de informação relevante, permite a emissão de alertas e notificações. Atualmente está a decorrer o projeto-piloto “Vacinas”, no Centro de Saúde de Sines. 

Pode consultar o Despacho nº 10440/2016 que regula a atribuição de médico de família aos recém-nascidos, no âmbito dos projetos “Nascer Utente” e “Notícia Nascimento”.  

Temas

| |

Banner_SPMS_Simplex_05setembro

Comitiva da Eslováquia visita SPMS

29 Junho, 2022

A SPMS recebeu uma comitiva eslovaca no âmbito da visita de estudo promovida pela DG Reform da Comissão Europeia e pelo Ministério da Saúde da Eslováquia nesta quarta-feira, dia 29 de junho, em Lisboa.

SNS 24 continua a melhorar acesso e promove equidade

23 Junho, 2022

O contacto remoto entre o cidadão e o Serviço Nacional de Saúde, independentemente da porta escolhida: telefónica, digital ou presencial, tem contribuído para fomentar a inclusão social e a literacia digital em saúde, possibilitando uma experiência uniforme, integrada e com qualidade.

Voltar
co-financiamento
lectus nunc id, fringilla neque. Nullam id ut velit, risus diam
Voltar para o topo.