Notícias

Consulta Pública do Catálogo Português Análises de Laboratório (CPAL)

13 Setembro, 2016

A SPMS, EPE – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde promove uma consulta pública, no âmbito da elaboração do Catálogo Português de Análises de Laboratório (CPAL), o primeiro registo estruturado de análises de laboratório em Portugal. A documentação normalizada, relativa às análises clínicas, surgiu no âmbito do esforço de Informatização no setor da saúde, como uma prioridade, numa perspetiva de criar uma linguagem comum para profissionais de saúde e os sistemas de informação que suportam a sua prática e os seus registos.

O CPAL pretende ser uma tabela de relação que permita a interoperabilidade semântica necessária à partilha destes dados clínicos, inclusive além-fronteiras, utilizando dois Standards internacionais: LOINC e SNOMED CT. Tem por base a Tabela de Preços das Instituições e Serviços Integrados no Serviço Nacional de Saúde, comtemplando nesta sua primeira versão as análises de laboratório relacionadas com as áreas de Hematologia, Microbiologia, Bioquímica e Imunologia.   

Objetivos:

Incentivar a participação da sociedade portuguesa, nomeadamente de empresas ligadas ao setor da saúde; Estimular a participação ativa dos profissionais de saúde, incluindo os académicos (professores, estudantes).  

Público:

A participação está aberta a todos os cidadãos. Apresente a sua opinião, sugestão ou crítica construtiva, por escrito, entre os dias 13 de setembro e 07 de outubro de 2016, através do endereço de correio eletrónico: ctcpt@spms.min-saude.pt.

Aceda à consulta do CPAL através do seguinte link: www.interop-pt.atlassian.net/wiki/pages/viewpage.action?pageId=19857411

Noticia_CPAL_02
Voltar
co-financiamento
tempus id amet, efficitur. non Praesent adipiscing vulputate, ipsum commodo
Voltar para o topo.