Notícias

SPMS promove reunião sobre Estratégia TIC 2020 do Ministério da Saúde

27 Julho, 2016

A SPMS, E.P.E, como representante do Ministério da Saúde no Conselho para as Tecnologias de Informação e Comunicação (CTIC), promoveu hoje, dia 27 de julho, uma reunião de trabalho com a finalidade de debater a elaboração do Plano Setorial do Ministério da Saúde para a “Estratégia TIC 2020”.

A reunião realizou-se no Auditório do ISCSP – Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, em Lisboa, contando com a participação de representantes de várias entidades ligadas ao setor da Saúde. O Plano Setorial TIC 2020 do Ministério da Saúde integra-se na “Estratégia TIC 2020 para a Transformação Eletrónica na Administração Pública (AP), em fase de preparação e sob a coordenação da AMA – Agência Para a Modernização Administrativa, com o propósito de alavancar a interoperabilidade, a eficiência e a eficácia dos serviços públicos.

Presidente do Conselho de Administração e Diretora dos Sistemas de Informação da SPMS

Com a elaboração deste Plano, que deverá ser entregue à Direção do Comité Técnico do CTIC até final de julho, pretende-se promover a coordenação e alinhamento da estratégia TIC do Ministério da Saúde com as políticas e estratégias da Saúde e, também, alinhar as estratégias das TIC do Ministério da Saúde com as da Administração Pública.

Neste contexto, a SPMS desempenha um papel estruturante, tendo iniciado os trabalhos no último trimestre de 2015, através da realização do workshop “Think Tank eHealth em Portugal Visão 2020” e com o fórum “Boas práticas no eSIS”, que decorreu a 29 de junho no “eHealth Summer Week”.

A Estratégia eHealth 2020, conjuntamente com a estratégia de cada entidade, deverá orientar a gestão do portefólio de programas, projetos e serviços TIC das diversas instituições do Ministério da Saúde para o próximo triénio. O planeamento está previsto para o último trimestre deste ano.

Presidente do Conselho de Administração e Diretora dos Sistemas de Informação da SPMS
Temas

|

Imagem-Fundo-Estratégia-TIC2020-960x384

Projeto da SPMS é finalista dos Prémios HINTT 2021

20 Agosto, 2021

A SPMS é uma das 10 finalistas dos Prémios HINTT 2021 com o projeto Agendamento Online para a vacinação contra a COVID-19, na categoria Patient Safety. Esta iniciativa promove a partilha de conhecimento sobre o futuro do estado de saúde, com foco na tecnologia e no cidadão. Na edição de 2020, a SPMS foi distinguida […]

SPMS apoia ULSAM no arranque das teleconsultas em lares

10 Agosto, 2021

Com o apoio da SPMS, a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) arrancaram as primeiras teleconsultas de psiquiatria, no início de agosto, em lares. Os lares de Barbeita e Merufe, em Monção, foram os primeiros a realizar teleconsultas em tempo real, garantindo segurança, proteção e confidencialidade dos dados, através da plataforma de telessaúde […]

SPMS organiza evento de encerramento da eHAction

16 Julho, 2021

A eHAction – Joint Action Supporting the eHealth Network, uma ação de colaboração entre os Estados-Membros da União Europeia e outros países europeus, vai realizar o evento "EU Cooperation to Empower Citizens’ Health & Care [Cooperação europeia para capacitar a saúde e o cuidado dos cidadãos]", no próximo dia 21 de julho, por videoconferência, entre as 09h e as 12h.

closing event_noticia SPMS
Voltar
co-financiamento
libero id diam ut et, Aenean venenatis, ipsum mi, elit. at
Voltar para o topo.