Notícias

Projeto SIGAS finalista do “Portugal Digital Awards 2016”

15 Junho, 2016

O SIGAS – Sistema Integrado de Gestão das Aquisições na Saúde encontra-se na shortlist de finalistas do “Portugal Digital Awards 2016”. A cerimónia de entrega de prémios está marcada para o próximo dia 21 de junho, no hotel Myriad em Lisboa.

Desenvolvido pela SPMS, o SIGAS tem como objetivo a  desmaterialização de procedimentos, tornando mais eficiente e transparente a tramitação do processo aquisitivo por via eletrónica, segundo o Código de Contratos Públicos (CCP). A operacionalização desta solução integrada na área de compras veio introduzir práticas disruptivas no seio da Administração Pública Central, acrescentando inovação no processo e relacionamento com clientes internos (todo o SNS – Serviço Nacional de Saúde) e externos (fornecedores). É uma solução completa de negociação e compras públicas do e para o SNS.

O sistema contempla um conjunto de funcionalidades, integradas entre si e interligadas aos clientes, abrangendo toda a cadeia de valor do processo de Procurement, designadamente: PEDE – Pedidos Eletrónicos De Entidades; TramITA – Tramitação Integrada e Tratamento de Aquisições; Portal Comprasnasaude; Catálogo de Bens e Serviços; PACTO – Plataforma Agregadora de Contratos e Termos Operacionais; Blog; Wiki; Smart Governance e BI – Business Inteligence.

A tecnologia inovadora do SIGAS permite, assim, aumentar a eficácia e eficiência dos procedimentos aquisitivos, reduzir custos e incrementar políticas de sustentabilidade e segurança, atingindo maior simplicidade, agilidade e celeridade, com ganhos tangíveis e intangíveis, via economias de escala. Em 2015, o SIGAS já tinha sido distinguido com o prémio “Excelência 2015”, pelo PMI Portugal Chapter, associação de referência em Gestão de Projetos. “Portugal Digital Awards” é uma iniciativa do Jornal Negócios e da IDC, em parceria com a Vodafone e a Novabase, com a finalidade de distinguir projetos inovadores e personalidades que se destacam na área da transformação digital. 

Temas

|

SPMS participa em debate sobre transformação digital e inteligência artificial

10 Abril, 2024

A transformação digital e o impacto no setor da Saúde deram o mote à participação de Luís Miguel Ferreira, vogal executivo da SPMS, em conferência que decorreu em Lisboa, ontem, dia 9 de abril. Na sua intervenção, Luís Miguel Ferreira destacou o papel fundamental que a SPMS assume no processo de transição digital, sublinhando o […]

PEM celebra 11 anos e 235 milhões de receitas sem papel

8 Abril, 2024

A aplicação de Prescrição Eletrónica Médica (PEM) foi disponibilizada, pela SPMS, ao sistema nacional de saúde em 2013. Desde então, permitiu emitir perto de 388 milhões de receitas eletrónicas, das quais mais de 235 milhões totalmente desmaterializadas. Quase 200 prescrições por minuto é a média diária de receitas emitidas, entre as 9 e as 20 […]

Voltar
Voltar para o topo.