Notícias

Cheques-dentista chegam a mais utentes

21 Abril, 2016

O Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral (PNPSO) foi alargado. Desde 01 de março que os tratamentos dentários, ao abrigo dos cheques-dentista e do SISO (Sistema de Informação para a Saúde Oral), aumentaram.

Com a finalidade de incrementar a prestação de cuidados de saúde oral personalizados, preventivos e curativos, a grupos populacionais de particular vulnerabilidade – crianças e jovens, grávidas, idosos, doentes com a infeção VIH/SIDA –já foram beneficiadas mais de 976 773 pessoas e utilizados cerca de 2 857 381 cheques-dentista.

Através do alargamento do PNPSO, criou-se o novo programa SOCJ18, abrangendo jovens até aos 18 anos (inclusive), que tenham sido beneficiários do PNPSO e concluído o plano de tratamentos aos 16 anos, podendo agora continuar as intervenções dentárias.

A medida foi mais longe, passando a abranger, também, os utentes infetados com o vírus do VIH/SIDA – que tenham usufruído de uma referenciação SOVIH e não façam tratamentos há mais de 24 meses –, podendo dar continuidade aos seus tratamentos orais e dentários. Mantém-se, assim, a assistência contínua a estes utentes.

Atualmente com 4029 médicos dentistas, o SISO integra o PNPSO desde 2008, com o objetivo de avaliar e diminuir a incidência e a prevalência das doenças orais, como a cárie dentária e as doenças periodontais, verdadeiro problema de saúde pública. O SISO está presente em 5607 clínicas de Norte a Sul do país.

Temas

SISO alargado a mais Utentes – Novo Programa de Saúde Oral

16 Setembro, 2016

Desde dia 6 de setembro que decorre o novo programa de saúde oral, em vários centros de saúde do país, dirigido a utentes portadores de diabetes, neoplasias, patologia cardíaca ou respiratória, insuficiência renal em hemodiálise ou diálise peritoneal e os transplantados.

Voltar
Voltar para o topo.