Notícias

SPMS recebeu comitiva Norueguesa

20 Novembro, 2015

No passado dia 18 de novembro, a SPMS recebeu uma comitiva de Noruegueses com o objetivo de conhecer e partilhar a experiência Portuguesa no domínio da interoperabilidade semântica e no âmbito das terminologias clínicas.

Licínio Mano, durante a apresentação à comitiva Norueguesa

Estas iniciativas de intercâmbio permitem promover a cooperação europeia no domínio da interoperabilidade, consolidar diálogos e práticas clínicas comuns, bem como dar a conhecer projetos implementados e em desenvolvimento.

A Comitiva manifestou grande interesse no trabalho desenvolvido pela SPMS nesta matéria  e considerou que Portugal está na vanguarda da interoperabilidade semântica.

SPMS dá primeiro passo rumo ao Registo de Saúde Eletrónico único

28 Fevereiro, 2023

A Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, EPE (SPMS) encontra-se a trabalhar na construção de soluções para a criação de um Registo de Saúde Eletrónico Único. Para tal põe agora em consulta pública um conjunto de Especificações Técnicas de Interoperabilidade, que visam a harmonização e padronização da forma como os sistemas de informação da saúde trocam informação entre si.

Consulta Pública - Especificações Técnicas de Interoperabilidade para os Sistemas de Informação da Saúde_Noticia SPMS_prolongamento

Uniformização dos sistemas nos Cuidados de Saúde Primários

26 Fevereiro, 2020

Nos últimos 10 anos, os registos médicos em suporte eletrónico generalizaram-se nos centros de saúde portugueses. Hoje, os médicos de família acedem, facilmente, a registos feitos por outros médicos, em todas as zonas do país e noutros níveis de cuidados. O acesso direto e bidirecional à informação clínica de utentes, que passam por diferentes profissionais e locais, é uma mais-valia ao serviço da continuidade de cuidados, característica da Medicina Geral e Familiar.

Voltar
Voltar para o topo.