Eventos

eHealth em Portugal – Visão 2020

Data:

21/09/2015

Local:

ISCSP

Descrição do Evento:

No âmbito das atividades de Planeamento do Sistema de Informação da Saúde, a SPMS promoveu a realização de um “think tank” para debater a Estratégia Nacional para eHealth, considerando o horizonte temporal 2016-2020.

A sessão decorreu no dia 21 de setembro nas instalações do ISCSP e contou com a participação de 40 profissionais, representantes de diversas organizações com intervenção no setor da saúde, nomeadamente organizações prestadoras de cuidados de saúde públicas, privadas e sociais, organizações gestoras de subsistemas de saúde, indústria, academia, empresas tecnológicas, associações de doentes, de profissionais e da sociedade civil, ordens profissionais e organismos centrais e regionais do Ministério da Saúde.

Os trabalhos basearam-se na metodologia “National eHealth Strategy Toolkit” da Organização Mundial da Saúde, tendo participado no evento o Dr. Clayton Hamilton, diretor da unidade “eHealth and Innovation portfolio” da OMS Região Europa, que está a apoiar a SPMS no desenvolvimento da estratégia.

Antes da sessão, os participantes utilizaram uma plataforma colaborativa para aceder a documentos com informação relevante sobre eHealth e responder a um conjunto de questões com vista a informar o debate, nomeadamente caracterizando o estádio de maturidade de e-Health em Portugal.

Ao longo do dia, os participantes, divididos em grupos de trabalho, efetuaram um conjunto de atividades práticas que resultaram na identificação dos benefícios mais importantes para o Sistema de Saúde Português a alcançar com a adoção de eHealth, no debate dos fatores críticos para o sucesso da colocação da estratégia de eHealth no terreno e na identificação de áreas prioritárias de atuação.

Cada grupo procedeu, ainda, à identificação de um lema para a iniciativa, tendo sido eleito por votação individual de cada um dos participantes o lema para a iniciativa proposto pelo grupo: “Lig@ados à Saúde”.

Os próximos passos estão agora do lado da SPMS, que desenvolverá trabalhos de refinamento das conclusões do “think tank” e efetuará consultas adicionais aos stakeholders, prevendo-se que o documento de Visão e Recomendações, que fecha esta fase do planeamento de eHealth, esteja concluído no mês de dezembro.

Voltar
Voltar para o topo.