Notícias

Serviços de saúde transfronteiriços

31 Agosto, 2015

Através da SPMS, Portugal está envolvido em vários projetos de colaboração transfronteiriça, a nível europeu, de que se destaca a coordenação da rede temática EXPAND (Expanding Health Data Interoperability Services), desde janeiro de 2014 até dezembro de 2015.

O EXPAND tem como objetivo a migração de um conjunto de soluções, já desenvolvidas noutros projetos-piloto, fundamentalmente no projeto epSOS, para a implantação em larga escala de serviços eHealthtransfronteiriços. Alinhando com as políticas estratégicas e de governação da EU, para a interoperabilidade dos serviços de saúde em linha transfronteiriços, nomeadamente eHealth Network (Diretiva 2011/24/EU) e CEF (Connecting Europe Facility), o EXPAND pretende promover a rede de saúde em linha, mediante a utilização de tecnologias de informação e comunicação (TIC).

O grande desafio é consolidar e disponibilizar informações concretas, para que os cidadãos dos Estados-Membros possam utilizar e beneficiar dos serviços de saúde transfronteiriços, promovendo uma maior segurança no atendimento dos doentes, através da partilha de dados assente em condições técnicas, organizacionais e legais, previamente definidas. Em Portugal, a partilha de dados é possível através do Portal Internacional que integra a Plataforma de Dados de Saúde.

Temas

|

banner_expand

6.500 receitas por dia emitidas através da PEM Móvel

20 Fevereiro, 2024

A PEM Móvel celebra hoje cinco anos de atividade e quase 7 milhões de prescrições médicas. Diariamente, são emitidas, em média, mais de 6.500 receitas através desta aplicação desenvolvida pela SPMS. O número de prescrições realizadas por telemóvel tem vindo a aumentar de ano para ano e, em 2023, foram prescritas mais de 2,4 milhões […]

Comitivas da Roménia visitam SPMS

14 Fevereiro, 2024

Nuno Costa, vogal executivo da SPMS, recebeu uma comitiva da Roménia, da área da Saúde, no dia 7 de fevereiro, com o objetivo de conhecer a estrutura e o modelo organizativo da SPMS. A visita, que decorreu na sede, em Lisboa, contou com Dragoș Garofil, antigo secretário de Estado da Saúde da Roménia. Esta foi […]

Voltar
Voltar para o topo.