Notícias

Serviços de saúde transfronteiriços

31 Agosto, 2015

Através da SPMS, Portugal está envolvido em vários projetos de colaboração transfronteiriça, a nível europeu, de que se destaca a coordenação da rede temática EXPAND (Expanding Health Data Interoperability Services), desde janeiro de 2014 até dezembro de 2015.

O EXPAND tem como objetivo a migração de um conjunto de soluções, já desenvolvidas noutros projetos-piloto, fundamentalmente no projeto epSOS, para a implantação em larga escala de serviços eHealthtransfronteiriços. Alinhando com as políticas estratégicas e de governação da EU, para a interoperabilidade dos serviços de saúde em linha transfronteiriços, nomeadamente eHealth Network (Diretiva 2011/24/EU) e CEF (Connecting Europe Facility), o EXPAND pretende promover a rede de saúde em linha, mediante a utilização de tecnologias de informação e comunicação (TIC).

O grande desafio é consolidar e disponibilizar informações concretas, para que os cidadãos dos Estados-Membros possam utilizar e beneficiar dos serviços de saúde transfronteiriços, promovendo uma maior segurança no atendimento dos doentes, através da partilha de dados assente em condições técnicas, organizacionais e legais, previamente definidas. Em Portugal, a partilha de dados é possível através do Portal Internacional que integra a Plataforma de Dados de Saúde.

Temas

|

banner_expand

Projeto da SPMS é finalista dos Prémios HINTT 2021

20 Agosto, 2021

A SPMS é uma das 10 finalistas dos Prémios HINTT 2021 com o projeto Agendamento Online para a vacinação contra a COVID-19, na categoria Patient Safety. Esta iniciativa promove a partilha de conhecimento sobre o futuro do estado de saúde, com foco na tecnologia e no cidadão. Na edição de 2020, a SPMS foi distinguida […]

SPMS apoia ULSAM no arranque das teleconsultas em lares

10 Agosto, 2021

Com o apoio da SPMS, a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) arrancaram as primeiras teleconsultas de psiquiatria, no início de agosto, em lares. Os lares de Barbeita e Merufe, em Monção, foram os primeiros a realizar teleconsultas em tempo real, garantindo segurança, proteção e confidencialidade dos dados, através da plataforma de telessaúde […]

SPMS organiza evento de encerramento da eHAction

16 Julho, 2021

A eHAction – Joint Action Supporting the eHealth Network, uma ação de colaboração entre os Estados-Membros da União Europeia e outros países europeus, vai realizar o evento "EU Cooperation to Empower Citizens’ Health & Care [Cooperação europeia para capacitar a saúde e o cuidado dos cidadãos]", no próximo dia 21 de julho, por videoconferência, entre as 09h e as 12h.

closing event_noticia SPMS
Voltar
co-financiamento
ipsum nec efficitur. dolor. pulvinar id, sem, felis
Voltar para o topo.