Notícias

SPMS impulsiona debate na Inovação

7 Abril, 2015

“A SPMS é das empresas que mais promove a inovação”, afirmou o Ministro da Saúde no arranque do Fórum da Inovação na Saúde, organizado pela Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, a decorrer nos dias 7 e 8, na FIL, em Lisboa.

Para Paulo Macedo, os sinais de inovação no sector são evidentes, onde se destacam alguns dos projetos em desenvolvimento, como a PDS (Plataforma de Dados da Saúde) ou a “Receita sem Papel”. “Está na hora das TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) serem aproveitadas pela saúde e contribuírem para darmos o salto de modernização”, sublinhou o governante, acrescentando que “estas tecnologias traduzem-se em poupança e ganhos de saúde”.

No decorrer do evento, marcaram presença mais de 800 pessoas, responsáveis de diferentes entidades do SNS (Serviço Nacional de Saúde) e representantes de várias empresas do sector, onde foram apresentados e debatidos os desafios presentes e futuros de diversas temáticas da saúde: compras centralizadas, diabetes, vacinas, nutrição, novas tecnologias e a desmaterialização eletrónica.

Fórum da Inovação na Saúde

Com vista à continuidade do trabalho que está a ser desenvolvido, o Ministro da Saúde define, ainda, como próxima prioridade, a criação de uma plataforma de armazenamento de imagens clínicas, que permita a sua disponibilização em todos os hospitais e unidades de cuidados primários, a partir de qualquer ponto do país.

O segundo dia do evento conta com a presença do Secretário de Estado Adjunto da Saúde, Fernando Leal da Costa, que destacou o importante papel do SPMS na “transformação da aversão do utente às mudanças numa dependência tecnológica”. Serão, também, abordados novos temas, com destaque para a telemedicina, os medicamentos inovadores e a Plataforma de Dados da Saúde.

O sentimento geral das audiências traduz-se numa crescente democratização da tecnologia e da inovação, como forma de prevenção da doença e monitorização da saúde pelo cidadão.

O Fórum encerra com a comemoração do 5º aniversário da SPMS.

Temas

Projeto da SPMS é finalista dos Prémios HINTT 2021

20 Agosto, 2021

A SPMS é uma das 10 finalistas dos Prémios HINTT 2021 com o projeto Agendamento Online para a vacinação contra a COVID-19, na categoria Patient Safety. Esta iniciativa promove a partilha de conhecimento sobre o futuro do estado de saúde, com foco na tecnologia e no cidadão. Na edição de 2020, a SPMS foi distinguida […]

SPMS apoia ULSAM no arranque das teleconsultas em lares

10 Agosto, 2021

Com o apoio da SPMS, a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) arrancaram as primeiras teleconsultas de psiquiatria, no início de agosto, em lares. Os lares de Barbeita e Merufe, em Monção, foram os primeiros a realizar teleconsultas em tempo real, garantindo segurança, proteção e confidencialidade dos dados, através da plataforma de telessaúde […]

SPMS organiza evento de encerramento da eHAction

16 Julho, 2021

A eHAction – Joint Action Supporting the eHealth Network, uma ação de colaboração entre os Estados-Membros da União Europeia e outros países europeus, vai realizar o evento "EU Cooperation to Empower Citizens’ Health & Care [Cooperação europeia para capacitar a saúde e o cuidado dos cidadãos]", no próximo dia 21 de julho, por videoconferência, entre as 09h e as 12h.

closing event_noticia SPMS
Voltar
co-financiamento
porta. nunc pulvinar mattis ut risus
Voltar para o topo.