Notícias

SPMS impulsiona debate na Inovação

7 Abril, 2015

“A SPMS é das empresas que mais promove a inovação”, afirmou o Ministro da Saúde no arranque do Fórum da Inovação na Saúde, organizado pela Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, a decorrer nos dias 7 e 8, na FIL, em Lisboa.

Para Paulo Macedo, os sinais de inovação no sector são evidentes, onde se destacam alguns dos projetos em desenvolvimento, como a PDS (Plataforma de Dados da Saúde) ou a “Receita sem Papel”. “Está na hora das TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) serem aproveitadas pela saúde e contribuírem para darmos o salto de modernização”, sublinhou o governante, acrescentando que “estas tecnologias traduzem-se em poupança e ganhos de saúde”.

No decorrer do evento, marcaram presença mais de 800 pessoas, responsáveis de diferentes entidades do SNS (Serviço Nacional de Saúde) e representantes de várias empresas do sector, onde foram apresentados e debatidos os desafios presentes e futuros de diversas temáticas da saúde: compras centralizadas, diabetes, vacinas, nutrição, novas tecnologias e a desmaterialização eletrónica.

Fórum da Inovação na Saúde

Com vista à continuidade do trabalho que está a ser desenvolvido, o Ministro da Saúde define, ainda, como próxima prioridade, a criação de uma plataforma de armazenamento de imagens clínicas, que permita a sua disponibilização em todos os hospitais e unidades de cuidados primários, a partir de qualquer ponto do país.

O segundo dia do evento conta com a presença do Secretário de Estado Adjunto da Saúde, Fernando Leal da Costa, que destacou o importante papel do SPMS na “transformação da aversão do utente às mudanças numa dependência tecnológica”. Serão, também, abordados novos temas, com destaque para a telemedicina, os medicamentos inovadores e a Plataforma de Dados da Saúde.

O sentimento geral das audiências traduz-se numa crescente democratização da tecnologia e da inovação, como forma de prevenção da doença e monitorização da saúde pelo cidadão.

O Fórum encerra com a comemoração do 5º aniversário da SPMS.

Temas

“É muito inspirador ter uma sessão sobre Dados”

25 Novembro, 2022

“Estamos aqui para a segunda eHealth Sessions. A ideia de criar estas sessões de debate de temas de saúde digital foi de facto uma boa ideia”, sublinhou o presidente da SPMS, Luís Goes Pinheiro, na sessão de abertura no auditório da Fundação Eng. António de Almeida. “É muito inspirador ter uma sessão sobre Dados”, observou, […]

eHealth Sessions 2 I Estamos à sua espera

25 Novembro, 2022

A Fundação Eng. António de Almeida já abriu as portas e está à sua espera! A estratégia nacional para a implementação de um Registo de Saúde Eletrónico Único é um dos temas em debate numa sessão que arranca com Maria de Belém Roseira, jurista e ex-ministra da Saúde. Num evento centrado nos Dados em Saúde, […]

Voltar
co-financiamento
Voltar para o topo.