Eventos

Cooperação Luso/Francesa na área da interoperabilidade Semântica

Data:

12/02/2015

Local:

SPMS

Descrição do Evento:

No dia 12 de Fevereiro, a SPMS organizou uma reunião de trabalho, no âmbito da Interoperabilidade Semântica, com François Macary, representante da Agence des Systems d’information Partáges de Santé – ASIP Santé, entidade responsável pelos SI do Ministério da Saúde Francês.

O principal objetivo deste encontro foi promover a troca de experiências e o alinhamento de trabalhos futuros nesta matéria. Este encontro permitiu que a entidade francesa, responsável pelos SI da saúde, tivesse oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido pela SPMS, na área da interoperabilidade semântica, território em que Portugal está muito avançado.

Durante a reunião foram abordados os temas das Terminologias Clínicas, nomeadamente a estratégia da SPMS para a adoção e implementação do SNOMED CT em Portugal, bem como estabelecimento do Centro de Terminologias Clínicas (CTC.PT).

As duas entidades partilharam, ainda, experiências no âmbito do Standard internacional, nas áreas da Imunoalergologia, Anatomia Patológica e Oncologia e definiram etapas futuras de trabalho.

Ficou, desde logo, agendado, um Workshop técnico sobre perfis IHE, a realizar em Portugal, com a presença de uma equipa da ASIP Santé. Estas reuniões de trabalho permitem, aos dois países, um debate alargado e construtivo sobre a Interoperabilidade regional e intra-hospitalar, para partilha de informação na área laboratorial.

Em estudo está, ainda, a possibilidade da SPMS estabelecer um Protocolo de Cooperação, visando a promoção dos Cuidados de Saúde transfronteiriços, principalmente ao nível da partilha do Resumo Clínico do Utente.

cooperação lusofrancesa_2016
Voltar
Voltar para o topo.