Hospitais públicos superam privados na informatização das atividades médicas

18 Dezembro, 2014

O número de processos clínicos eletrónicos duplicou na última década. Se em 2004 apenas 42% dos hospitais incluía as novas tecnologias nas atividades médicas, atualmente esse número duplicou para 83%.

Em destaque surgem os hospitais públicos, com taxas de informatização superiores aos privados (ver gráfico). Os dados, revelados no “Inquérito à Utilização das Tecnologias de Informação e da Comunicação nos Hospitais”, divulgado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) a 16 de dezembro, mostram que os projetos liderados pela SPMS são os que mais se evidenciam na evolução do da utilização TIC pela rede hospitalar.

PDS (Plataforma de Dados da Saúde), PEM (Prescrição Eletrónica Médica), CTH (Consulta a Tempo e Horas), RNU (Registo Nacional de Utentes), SClínico (Sistema de Informação Clínica Hospitalar), SICO (Sistema de Informação Certificados de Óbito) ou SONHO (Sistema Integrado de Informação Hospitalar) são alguns dos sistemas geridos pela SPMS, que têm contribuído para o aumento das TIC no SNS (Serviço Nacional de Utentes).

banner_generico_SPMS

Comitiva da Eslováquia visita SPMS

29 Junho, 2022

A SPMS recebeu uma comitiva eslovaca no âmbito da visita de estudo promovida pela DG Reform da Comissão Europeia e pelo Ministério da Saúde da Eslováquia nesta quarta-feira, dia 29 de junho, em Lisboa.

SNS 24 continua a melhorar acesso e promove equidade

23 Junho, 2022

O contacto remoto entre o cidadão e o Serviço Nacional de Saúde, independentemente da porta escolhida: telefónica, digital ou presencial, tem contribuído para fomentar a inclusão social e a literacia digital em saúde, possibilitando uma experiência uniforme, integrada e com qualidade.

ipsum justo at fringilla amet, eleifend diam