Notícias

Hospitais públicos superam privados na informatização das atividades médicas

18 Dezembro, 2014

O número de processos clínicos eletrónicos duplicou na última década. Se em 2004 apenas 42% dos hospitais incluía as novas tecnologias nas atividades médicas, atualmente esse número duplicou para 83%.

Em destaque surgem os hospitais públicos, com taxas de informatização superiores aos privados (ver gráfico). Os dados, revelados no “Inquérito à Utilização das Tecnologias de Informação e da Comunicação nos Hospitais”, divulgado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) a 16 de dezembro, mostram que os projetos liderados pela SPMS são os que mais se evidenciam na evolução do da utilização TIC pela rede hospitalar.

PDS (Plataforma de Dados da Saúde), PEM (Prescrição Eletrónica Médica), CTH (Consulta a Tempo e Horas), RNU (Registo Nacional de Utentes), SClínico (Sistema de Informação Clínica Hospitalar), SICO (Sistema de Informação Certificados de Óbito) ou SONHO (Sistema Integrado de Informação Hospitalar) são alguns dos sistemas geridos pela SPMS, que têm contribuído para o aumento das TIC no SNS (Serviço Nacional de Utentes). 

Temas

|

banner_generico_SPMS

Projeto da SPMS é finalista dos Prémios HINTT 2021

20 Agosto, 2021

A SPMS é uma das 10 finalistas dos Prémios HINTT 2021 com o projeto Agendamento Online para a vacinação contra a COVID-19, na categoria Patient Safety. Esta iniciativa promove a partilha de conhecimento sobre o futuro do estado de saúde, com foco na tecnologia e no cidadão. Na edição de 2020, a SPMS foi distinguida […]

SPMS apoia ULSAM no arranque das teleconsultas em lares

10 Agosto, 2021

Com o apoio da SPMS, a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) arrancaram as primeiras teleconsultas de psiquiatria, no início de agosto, em lares. Os lares de Barbeita e Merufe, em Monção, foram os primeiros a realizar teleconsultas em tempo real, garantindo segurança, proteção e confidencialidade dos dados, através da plataforma de telessaúde […]

SPMS organiza evento de encerramento da eHAction

16 Julho, 2021

A eHAction – Joint Action Supporting the eHealth Network, uma ação de colaboração entre os Estados-Membros da União Europeia e outros países europeus, vai realizar o evento "EU Cooperation to Empower Citizens’ Health & Care [Cooperação europeia para capacitar a saúde e o cuidado dos cidadãos]", no próximo dia 21 de julho, por videoconferência, entre as 09h e as 12h.

closing event_noticia SPMS
Voltar
co-financiamento
velit, risus nunc ultricies tempus ipsum mattis id ut luctus fringilla
Voltar para o topo.