Notícias

Interoperabilidade técnica em SI para a Saúde

14 Julho, 2014

“O papel do IHE e casos de estudo” 

No passado dia 11 de Julho, a SPMS organizou o I encontro de Interoperabilidade Técnica em Sistemas de Informação para a saúde na Faculdade de Engenharia do Porto. O auditório da FEUP foi pequeno para receber os cerca de 100 profissionais que ali estiveram para debater e partilhar as preocupações dos SI da saúde, em Portugal e na Europa.

Esta iniciativa inédita juntou profissionais da saúde e da indústria tecnológica. Estiveram presentes  28 empresas da industria tecnológica, cerca de 30 instituições de saúde e diversos representantes das universidades portuguesas.

A SPMS, EPE  ao desenvolver esta iniciativa, “ O papel  do IHE e casos de estudo” tem como objetivo dar a conhecer o trabalho desenvolvido pelo  IHE e promover a partilha de informação  sobre as boas páticas e standards, no contexto da interoperabilidade em sistemas de informação para a saúde.

O IHE (Integrating the Healthcare Enterprise) é uma organização de profissionais de saúde e da indústria tecnológica que tem como objetivo melhorar a comunicação na saúde através do uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).

Veja aqui as apresentações efetuadas no evento do IHE.

Mais informações sobre o IHE no folheto em anexo e em http://www.ihe-europe.net

Foto 1 Signed
foto 4 signed
foto 5 signed
foto 6  Signed
Foto 3 signed
Foto 2 signed
banner_IHE

SPMS dá primeiro passo rumo ao Registo de Saúde Eletrónico único

28 Fevereiro, 2023

A Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, EPE (SPMS) encontra-se a trabalhar na construção de soluções para a criação de um Registo de Saúde Eletrónico Único. Para tal põe agora em consulta pública um conjunto de Especificações Técnicas de Interoperabilidade, que visam a harmonização e padronização da forma como os sistemas de informação da saúde trocam informação entre si.

Uniformização dos sistemas nos Cuidados de Saúde Primários

26 Fevereiro, 2020

Nos últimos 10 anos, os registos médicos em suporte eletrónico generalizaram-se nos centros de saúde portugueses. Hoje, os médicos de família acedem, facilmente, a registos feitos por outros médicos, em todas as zonas do país e noutros níveis de cuidados. O acesso direto e bidirecional à informação clínica de utentes, que passam por diferentes profissionais e locais, é uma mais-valia ao serviço da continuidade de cuidados, característica da Medicina Geral e Familiar.

LIGHt – Especificação do Protocolo HL7

25 Julho, 2017

No âmbito do projeto LIGHt (Local Interoperability Gateway for Healthcare), houve a necessidade de expor uma especificação detalhada e online do Protocolo HL7 v2.5

LIGHt-Protocolo-HL7
Voltar
co-financiamento
Voltar para o topo.