Notícias

Cuidados Respiratórios Domiciliários (CRD) – Procedimento de Contratação e Prescrição PEM-CRD

21 Julho, 2014

A 01 de Julho de 2014 entraram em vigor os contratos públicos de aprovisionamento para a prestação de cuidados respiratórios domiciliários – CRD. Neste âmbito, a SPMS, EPE promoveu um processo de negociação original na área da saúde, designado Procedimento de Negociação.

Pela primeira vez, o SNS beneficia de uma tabela única por tratamento e estimula a concorrência, permitindo a entrada de novos fornecedores no setor. Foram, assim selecionadas 8 empresas prestadoras de cuidados respiratórios domiciliários, sendo que todas elas ficam obrigadas ao cumprimento do preço único (incrementando, em 50% o número dos prestadores de serviço).

Um dos princípios orientadores deste procedimento é o da livre escolha do utente e da equidade no acesso aos tratamentos. Para o efeito, é necessário que a prescrição de CRD seja efetuada no aplicativo informático PEM-CRD, o utente mantém a possibilidade de escolher, livremente, o prestador de serviços que entenda como melhor. Este sistema permite menos encargos para o SNS e disponibiliza a todos os utentes o mesmo tipo de cuidados de saúde a preços inferiores representando, assim, menos encargos.

Desde Abril de 2014, há uma média diária de cerca de 4000 prescrições, tendo-se, inclusivamente já registado períodos com mais de 7000 prescrições diárias, através do aplicativo PEM-CRD.

Temas

|

Prescrição Eletrónica Médica

Um ano de PEM Móvel, a app que marca a diferença

20 Fevereiro, 2020

A PEM Móvel – Aplicação de Prescrição Eletrónica Médica foi lançada a 20 de fevereiro de 2019 e, desde essa data, tem registado uma forte adesão. Só em janeiro deste ano, 5 912 mil médicos distintos usaram esta app para prescrever receitas aos seus pacientes.

PEM_ noticia20200220
Voltar
co-financiamento
felis Phasellus Nullam facilisis quis libero mi, tempus leo. Donec
Voltar para o topo.