Notícias

RENTEV em funcionamento a partir de 1 de julho

5 Maio, 2014

O  Registo Nacional do Testamento Vital (RENTEV), sistema de informação desenvolvido pela SPMS, possibilita a rececão, registo, organização e atualização de toda a informação e documentação relativas ao documento de diretivas antecipadas de vontade (DAV) e à procuração de cuidados de saúde, para todos cidadãos nacionais, estrangeiros e apátridas residentes em Portugal.

Este novo sistema, com utilização obrigatória  a partir de 1 de julho (conforme o estipulado na Portaria nº 96/2014), permite a recolha, manutenção e gestão do acesso aos Testamentos Vitais, para todos cidadãos que pretendem aprovar um documento de diretivas antecipadas de vontade.

O RENTEV é suportado por uma base de dados de âmbito nacional, acessível através da PDS (Plataforma de Dados da Saúde) que centraliza e mantém atualizados os testamentos vitais solicitados, garantindo a sua consulta aos cidadãos (e ao respetivo procurador de cuidados de saúde, caso exista), através do Portal do Utente, e aos médicos responsáveis pela prestação de cuidados de saúde, no Portal do Profissional. O utente será notificado cada vez que o seu testamento vital for consultado por um profissional.

O Registo Nacional do Testamento Vital (RENTEV) é uma aplicação informática, desenvolvida pela SPMS, destinada a cumprir o regime das Diretivas Antecipadas de Vontade (DAV) em matéria de cuidados de saúde, estipuladas pela Lei nº 25/2012, de 16 de julho, e regulamentada pela Portaria nº 96/2014, publicada a 5 de maio.

Temas

banner_rentev

Testamento Vital, um direito dos portugueses

19 Fevereiro, 2020

O testamento vital é um direito já conquistado em Portugal. Não sendo obrigatório, este é um direito e uma escolha do cidadão maior de idade, que consiste em expressar os cuidados médicos que desejaria, ou recusaria, numa situação clínica de incapacidade em expressar a sua vontade.

texto rentev

O Testamento Vital é um direito dos portugueses

3 Janeiro, 2020

No início de 2020, mais de 29 mil portugueses têm testamento vital. As mulheres continuam a exercer mais este direito, com 19 301 registos, ficando os homens nos 10 046 testamentos vitais no primeiro dia do ano.

texto rentev

Aviso: Indisponibilidade temporária do RENTEV

27 Junho, 2018

Por motivos de atualização do sistema RENTEV - Registo Nacional do Testamento Vital, a consulta aos testamentos vitais ficará temporariamente indisponível, hoje, às 18h, por um período máximo de 30 minutos.

Banner_generico_spms_opcaoB
Voltar
co-financiamento
amet, elit. venenatis leo quis massa dictum vel, mattis consequat.
Voltar para o topo.