Notícias

Hospital Garcia da Orta evolui SONHO para a nova versão

6 Dezembro, 2013

A nova versão do SONHO (versão 2), ferramenta informática administrativa criada há cerca de vinte anos para os hospitais, foi implementada com sucesso no Hospital Garcia da Orta (Almada) no fim-de-semana de 15 a 17 de novembro.

O processo de migração para a nova versão implica a paragem do antigo sistema e a adoção de um plano de contingência para que a instituição possa continuar a funcionar durante o período necessário à migração e transformação da estrutura de base de dados. Neste caso, o processo de migração obrigou à paragem programada de cerca de 26 horas. Este processo decorre durante o fim-de-semana de forma a minimizar o impacto no funcionamento normal do hospital, afetando apenas os serviços de urgência.

O arranque ocorreu no Sábado, pelas 23 horas, conforme planeado. Verificaram-se algumas dificuldades no arranque de algumas aplicações que integram com o SONHO e outra próprias de um processo de alteração aplicacional, mas encontramo-nos já a estabilizar a solução na instituição. 

O que mudou na instalação da segunda unidade piloto (HGO) relativamente à primeira (HDS)? 

Para além de um maior nível de estabilização da aplicação, nomeadamente no que respeita aos mapas estatísticos e novas funcionalidades (como é o caso do módulo de Arquivo) e às integrações com aplicações terceiras, esta instalação beneficiou de uma BD de Reporting que constitui uma réplica integral da BD de produção, atualizada com um diferencial de cerca de 2 segundos.

A disponibilização desta BD permite melhorar a performance e a segurança da BD de produção uma vez que a carga do reporting bem como as integrações de consulta foram redirecionadas para esta nova BD.

Temas

banner Sonho 2

SONHO V2 implementado com sucesso no CHTMAD

13 Julho, 2021

No dia 10 de julho realizou-se a implementação da Suite Hospitalar (SONHO v2 – SClínico – Plataforma Interoperabilidade (Light)), no Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD). Tratou-se de uma operação tecnológica complexa, mas fundamental para a uniformização de processos e integração da informação clínica, visando a melhoria da qualidade dos cuidados prestados aos […]

Um ano de implementação do SONHO v2/SClínico no CHUC

24 Novembro, 2020

No dia 23 de novembro assinalou-se um ano de uma das maiores transformações digitais num centro hospitalar do Serviço Nacional de Saúde. O Centro Hospitalar Universitário de Coimbra (CHUC), no seu Pólo dos Hospitais Universitários de Coimbra, passou a utilizar o SONHO v2/SClínico, sistemas de informação que sustentam a atividade assistencial do ponto de vista administrativo e clínico e suportam o processo clínico eletrónico.

banner_chuc

Um ano de implementação do SONHOv2/SClínico no IPOC

24 Setembro, 2020

Assinala-se, hoje, um ano de implementação do SONHOv2/SClínico no Instituto Português de Oncologia de Coimbra (IPOC). O SONHO/SClínico permitiu a consolidação da informação clínica e administrativa numa estrutura segura e organizada, com acesso imediato dentro e fora do IPO de Coimbra.

Voltar
co-financiamento
elementum libero ut dapibus dolor Aliquam consectetur
Voltar para o topo.