Hospital Garcia da Orta evolui SONHO para a nova versão

6 Dezembro, 2013

A nova versão do SONHO (versão 2), ferramenta informática administrativa criada há cerca de vinte anos para os hospitais, foi implementada com sucesso no Hospital Garcia da Orta (Almada) no fim-de-semana de 15 a 17 de novembro.

O processo de migração para a nova versão implica a paragem do antigo sistema e a adoção de um plano de contingência para que a instituição possa continuar a funcionar durante o período necessário à migração e transformação da estrutura de base de dados. Neste caso, o processo de migração obrigou à paragem programada de cerca de 26 horas. Este processo decorre durante o fim-de-semana de forma a minimizar o impacto no funcionamento normal do hospital, afetando apenas os serviços de urgência.

O arranque ocorreu no Sábado, pelas 23 horas, conforme planeado. Verificaram-se algumas dificuldades no arranque de algumas aplicações que integram com o SONHO e outra próprias de um processo de alteração aplicacional, mas encontramo-nos já a estabilizar a solução na instituição.

O que mudou na instalação da segunda unidade piloto (HGO) relativamente à primeira (HDS)?

Para além de um maior nível de estabilização da aplicação, nomeadamente no que respeita aos mapas estatísticos e novas funcionalidades (como é o caso do módulo de Arquivo) e às integrações com aplicações terceiras, esta instalação beneficiou de uma BD de Reporting que constitui uma réplica integral da BD de produção, atualizada com um diferencial de cerca de 2 segundos.

A disponibilização desta BD permite melhorar a performance e a segurança da BD de produção uma vez que a carga do reporting bem como as integrações de consulta foram redirecionadas para esta nova BD.

banner Sonho 2

SONHO V2 implementado no Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga

A migração do SONHO V1 para SONHO V2 foi realizada com sucesso no Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga (CHEDV). Volvidos 25 anos de utilização da versão 1 deste sistema de cuidados de saúde hospitalares, para suporte ao serviço administrativo e clínico, implementou-se, em junho, a versão 2, tecnologicamente mais adequada às necessidades atuais.

SONHO V2 implementado com sucesso no CHTMAD

13 Julho, 2021

No dia 10 de julho realizou-se a implementação da Suite Hospitalar [SONHO v2 – SClínico – Plataforma Interoperabilidade (Light)], no Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD).