Plataforma de Dados de Saúde faz um ano com mais de 711 mil utentes

9 Julho, 2013

PDS faz um ano com mais de 711 mil utentes

Fez, a 6 de julho, um ano que a Plataforma de Dados de Saúde (PDS) arrancou oficialmente. Desde a sua entrada em funcionamento, em 2012, mais de 711 mil utentes já se registaram no Portal do Utente e mais de 27 mil profissionais já acederam ao Portal do Profissional.

Lançada em 2012 pela Comissão para a Informatização Clínica (CIC) e pela Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, EPE (SPMS), com a apresentação oficial da fase I do projeto no Porto, a PDS é um sistema central da saúde, que permite o registo e partilha de informação clínica, acessível aos utentes, aos profissionais e às entidades prestadoras de serviços de saúde.

A criação da PDS enquadra-se na estratégia definida pelo Ministério da Saúde em dezembro de 2011, em resposta à necessidade de fazer face às exigências do Memorando de Entendimento, assinado entre o Governo português e o Fundo Monetário Internacional, o Banco Central Europeu e a União Europeia, nesta matéria.A plataforma permite a partilha de informação entre quatro portais seguros e contextualizados:

PDS

Portal do Utente

Com mais de 711 mil utentes registados, o Portal do Utente regista, por dia, cinco mil visitantes, 1.400 pedidos de marcações de consulta, 35 pedidos de prescrição de medicação e 772 pedidos de isenção das taxas moderadoras, entre outros.

Disponível em https://servicos.min-saude.pt, este portal permite ao utente consultar informação útil para a sua saúde numa linguagem simples e clara e realizar serviços eletrónicos, como a marcação de consultas médicas no seu centro de saúde ou o registo de dados de saúde partilháveis, após aprovação prévia do utente, com os profissionais de saúde.

A 31 de maio, foram disponibilizados dois novos serviços no PU, mediante acesso com Cartão de Cidadão, o eBoletim de Saúde Infantil e Juvenil e um cronograma com o historial clínico do utente.Atualmente, o Portal do Utente regista, por dia,  1.400 pedidos de marcações de consulta, 35 pedidos de prescrição de medicação e 772 pedidos de isenção das taxas moderadoras por dia, entre outros.

PDS-PU-Aut

Portal do Profissional

A partir do momento em que o utente autoriza a partilha de informação, o médico ou o enfermeiro de um serviço de saúde (hospitais, urgências e cuidados de saúde primários) pode consultar os seus dados de saúde, através do Portal do Profissional, e, desta forma, chegar mais rapidamente ao diagnóstico/terapêutica.

Até 14 de junho, mais de 27 mil profissionais de 268 instituições já tinham acedido, a partir dos sistemas de informático do prestador de serviços de saúde (SAM, SAPE, etc), ao Portal do Profissional. Todos os dias é registada a entrada, em média, de 74 novos profissionais.

O mapa das instituições (53%), o cronograma (43%) e o historial da prescrição (2%) são as funcionalidades mais utilizadas neste portal.

Os episódios mais recorrentes para a consulta deste portal são a consulta externa (58%), a enfermagem (25%), urgência (6%) e internamento (6%).

Entre os últimos desenvolvimentos, destaque para a possibilidade de criação de um eBoletim de Saúde Infantil e Juvenil, em vez da versão em papel.

PDS-PP-eBoletim

Portal Internacional

Em fase piloto até final de 2013, este portal, por intermédio do projeto epSOS –  Smart open Services for European Patients, vai permitir a partilha de dados transfronteiriços, possibilitando que um médico nacional aceda ao resumo clínico de um utente de outro país, acontecendo o mesmo a um doente nacional quando se desloca fora do país.

Todos os portugueses irão ter um Resumo Clínico Único do Utente (RCU2), estando, neste momento, em curso a sua criação para os utentes da região Norte e será gradualmente expandido para as outras regiões do país no terceiro trimestre deste ano.

A Unidade Local de Saúde de Matosinhos, enquanto “fornecedora” e “consumidora” de informação, e o Hospital de Faro e o Hospital Prof. Dr. Fernando Fonseca, enquanto “consumidores” de informação, já estão a participar neste piloto.

PDS-PInternacional_epsos

Portal Institucional

Este portal, ainda em desenvolvimento, permitirá a partilha de dados anonimizados para efeitos de análise e estatística por parte das instituições de saúde.

putente

SPMS promove Registo de Saúde Eletrónico – Área do Cidadão

1 Outubro, 2019

A Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS, E.P.E) promoveu durante o dia de hoje, 1 de outubro, nas suas instalações em Lisboa, uma ação de divulgação do Registo de Saúde Eletrónico (RSE) da Área do Cidadão do Portal SNS, com o objetivo de dar a conhecer as vantagens da plataforma e apelar ao registo dos cidadãos.

Ação Área do Cidadão

Área do Cidadão acompanha regresso às aulas

11 Setembro, 2019

No regresso às aulas, a Área do Cidadão pode ser uma mais-valia para os encarregados de educação. O boletim de vacinas eletrónico, por exemplo, pode ser descarregado e enviado para a escola, por e-mail, se for necessário prestar algum esclarecimento sobre a vacinação dos filhos.

Área do Cidadão em destaque nas comemorações da cidade de Pombal

22 Junho, 2019

A SPMS marcou presença nas comemorações dos 28 anos da elevação de Pombal a cidade, no dia 21 de junho, através de uma ação de divulgação sobre a Área do Cidadão do Portal SNS e da MySNS Carteira eletrónica da Saúde. A iniciativa decorreu no Teatro-Cine de Pombal.

roll up área do cidadão