Cuidados Respiratórios Domiciliários passam a ser sujeitos a prescrição eletrónica

23 Julho, 2013

SPMS disponibiliza nova aplicação até novembro

O Ministério da Saúde publicou no passado dia 16 de julho, o Despacho nº 9309/2013 que vincula as instituições do Serviço Nacional de Saúde (SNS)  a utilizar a nova aplicação de prescrição eletrónica de Cuidados Respiratórios Domiciliários (CRD). Esta ferramenta informática, ainda a ser desenvolvida pelas equipas da SPMS- Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, EPE, será disponibilizada a partir de novembro.

A nova aplicação de prescrição eletrónica de CRD’s implementa as normas de orientação clínica de prescrição de Oxigenoterapia, de Aerossolterapia por Sistemas de Nebulização e de Ventiloterapia e outros Equipamentos, publicadas recentemente pela Direção- Geral da Saúde. O novo processo de prescrição, semelhante ao que está a decorrer na área dos medicamentos e MCDT’s (Meios Complementares de Diagnóstico), garante maior rigor e segurança, nomeadamente através da identificação autenticada do prescritor.

Até que a nova aplicação esteja disponível, as instituições do SNS deverão recorrer à aplicação central de prescrição eletrónica de CRD, já disponibilizada pela SPMS, e que pode ser acedida através do SAM (Sistema de Apoio ao Médico) e do Portal do Profissional que integra a PDS – Plataforma de Dados da Saúde.

Os Cuidados Respiratórios Domiciliários têm-se evidenciado como a única alternativa eficiente aos internamentos hospitalares de longa duração, assegurando ao doente maior autonomia e consequente qualidade nos seus tratamentos, garantindo ao mesmo tempo maior eficiência para o SNS.

O universo de doentes afetados em Portugal supera atualmente os 100 mil, registando-se nos últimos anos um aumento de óbitos (12%) por Doença do Aparelho Respiratório. As doenças respiratórias crónicas graves são responsáveis por 20% dos internamentos hospitalares, números que só serão ser contrariados pela implementação sustentada dos CRD’s.

Oxygen

Desmaterialização da prescrição de CRD na PEM arranca no CH Médio Ave

13 Setembro, 2019

Dia 13 de setembro marca o arranque do piloto de desmaterialização da prescrição de Cuidados Respiratórios Domiciliários (CRD) na PEM (Prescrição Eletrónica Médica) no Centro Hospitalar Médio Ave. A SPMS esteve presente e acompanhou todo o processo junto dos profissionais de saúde.

CRD Piloto

Cuidados Respiratórios Domiciliários Sem Papel

11 Setembro, 2017

A SPMS promoveu a realização de um workshop sobre o processo de desmaterialização de prescrição, prestação e faturação dos Cuidados Respiratórios Domiciliários (CRD), no dia 21 de setembro