Notícias

Acordo de concertação estratégica entre SPMS e Centro Hospitalar Lisboa Norte otimiza alojamento Sistemas de Informação da Saúde

18 Junho, 2013

A SPMS- Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, EPE e o Centro Hospitalar Lisboa Norte, EPE assinaram na última sexta-feira, dia 14 de junho, um Protocolo de Cooperação Estratégica com vista à otimização do alojamento dos sistemas de informação da saúde.

No âmbito deste acordo de concertação, o Centro Hospitalar de Lisboa Norte, EPE (CHLN – Hospital de Santa Maria) disponibiliza espaço no seu datacenter para a alocação das infraestruturas de tecnologias de informação críticas geridas pela SPMS.

Numa primeira fase, será implementada uma solução de disaster recovery referente à desmaterialização da prescrição eletrónica e será instalado o Registo Nacional de Utentes (RNU). O polo tecnológico do Hospital de Santa Maria possui todos os requisitos que garantem a segurança e confidencialidade de dados, ficando a SPMS com o necessário controlo técnico no acondicionamento dos sistemas de informação, indispensável ao regular funcionamento dos mesmos.

No documento do Protocolo é realçada a importância deste acordo, como um “instrumento fundamental para o crescimento, consolidação e melhoria da resiliência das infraestruturas da SPMS, envolvendo o CHLN, como instituição de referência, na prossecução do objetivo de reutilização sustentada da capacidade existente nas entidades do Ministério da Saúde, e no plano da integração e preparação para suporte de novas tecnologias”.

No âmbito das suas competências quanto ao domínio dos sistemas e tecnologias de informação e comunicação na área da saúde, a SPMS prestará serviços de consultoria técnica e operacional aos sistemas de informação do CHLN e assegurará o envolvimento da instituição em projetos-piloto com dimensão nacional, como a plataforma SONHO v2 ou a Plataforma Regional do Transporte de Doentes Não Urgentes.

Logótipo do Centro Hospitalar de Lisboa Norte

Comitiva da Irlanda visita a SPMS

29 Janeiro, 2020

A SPMS recebeu, hoje dia 29 de janeiro, nas suas instalações em Lisboa, uma delegação de especialistas em saúde da Irlanda. A comitiva vem, numa visita de dois dias, conhecer o sistema de saúde português e o papel preponderante que a SPMS desempenha na Transformação Digital e Compras Públicas na área da saúde em Portugal.

Intervenção da Infraestrutura de Serviços Centrais do Ministério da Saúde bem-sucedida

1 Dezembro, 2019

A intervenção técnica que decorreu entre as 16h de sábado, 30 de novembro até às 08h00 deste domingo, dia 1 de dezembro de 2019, foi bem-sucedida. De elevada complexidade, a intervenção na infraestrutura EXADATA, que suporta os vários sistemas e serviços digitais do Serviço Nacional de Saúde irá melhorar a performance, ampliando a acessibilidade, beneficiando […]

imagem comunicado
Voltar
co-financiamento
pulvinar consectetur elit. nunc risus. ut consequat. libero felis tempus mi, porta.
Voltar para o topo.