Notícias

Acordo de concertação estratégica entre SPMS e Centro Hospitalar Lisboa Norte otimiza alojamento Sistemas de Informação da Saúde

18 Junho, 2013

A SPMS- Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, EPE e o Centro Hospitalar Lisboa Norte, EPE assinaram na última sexta-feira, dia 14 de junho, um Protocolo de Cooperação Estratégica com vista à otimização do alojamento dos sistemas de informação da saúde.

No âmbito deste acordo de concertação, o Centro Hospitalar de Lisboa Norte, EPE (CHLN – Hospital de Santa Maria) disponibiliza espaço no seu datacenter para a alocação das infraestruturas de tecnologias de informação críticas geridas pela SPMS.

Numa primeira fase, será implementada uma solução de disaster recovery referente à desmaterialização da prescrição eletrónica e será instalado o Registo Nacional de Utentes (RNU). O polo tecnológico do Hospital de Santa Maria possui todos os requisitos que garantem a segurança e confidencialidade de dados, ficando a SPMS com o necessário controlo técnico no acondicionamento dos sistemas de informação, indispensável ao regular funcionamento dos mesmos.

No documento do Protocolo é realçada a importância deste acordo, como um “instrumento fundamental para o crescimento, consolidação e melhoria da resiliência das infraestruturas da SPMS, envolvendo o CHLN, como instituição de referência, na prossecução do objetivo de reutilização sustentada da capacidade existente nas entidades do Ministério da Saúde, e no plano da integração e preparação para suporte de novas tecnologias”.

No âmbito das suas competências quanto ao domínio dos sistemas e tecnologias de informação e comunicação na área da saúde, a SPMS prestará serviços de consultoria técnica e operacional aos sistemas de informação do CHLN e assegurará o envolvimento da instituição em projetos-piloto com dimensão nacional, como a plataforma SONHO v2 ou a Plataforma Regional do Transporte de Doentes Não Urgentes.

Logótipo do Centro Hospitalar de Lisboa Norte

Melhorias nos sistemas de informação da saúde evidenciadas no relatório de acesso

9 Setembro, 2022

Os sistemas de informação do Serviço Nacional de Saúde asseguram a recolha de dados, monitorização, interação e organização do acesso a cuidados de saúde em diferentes áreas específicas. Durante o ano de 2021, em plena pandemia, muitos sistemas registaram melhorias significativas, por exemplo, através da implementação de novas funcionalidades, tal como referido no Relatório Anual de Acesso de 2021, divulgado pela Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) no início deste mês.

Comitiva da Irlanda visita a SPMS

29 Janeiro, 2020

A SPMS recebeu, hoje dia 29 de janeiro, nas suas instalações em Lisboa, uma delegação de especialistas em saúde da Irlanda. A comitiva vem, numa visita de dois dias, conhecer o sistema de saúde português e o papel preponderante que a SPMS desempenha na Transformação Digital e Compras Públicas na área da saúde em Portugal.

Voltar
co-financiamento
Voltar para o topo.