Notícias

Don Detmer esteve na SPMS para falar sobre TIC na saúde

29 Maio, 2013

O professor norte-americano Don Eugene Detmer, ex-reitor da Universidade da Virginia (EUA), professor na Universidade de Cambridge (RU) ) e antigo Presidente da AMIA (American Medical Informatics Association), de visita a Portugal a convite da Universidade Católica, visitou na segunda-feira (dia 27 de maio) as instalações da SPMS, EPE, onde aproveitou para falar sobre a experiência dos Estados Unidos na criação do Patient Healthcare Record (PHR) – Registo Eletrónico do Utente.

Foto de Don Eugene Dertmer

Don Detmer enfatizou o potencial que o desenvolvimento de novas tecnologias representa para a saúde, não só ao nível dos cuidados, mas também na área de investigação. Reconhecendo essa importância, os Estados Unidos da América reservaram 3 biliões de dólares para implementar o seu serviço nacional de saúde baseado na nova realidade tecnológica.  

O caso português, com desenvolvimentos ao nível da partilha de dados (PDS) e da desmaterialização eletrónica e com o facto de Portugal estar já a ser pioneiro em algumas áreas, mereceu elogios de Don Detmer.

Na sua breve passagem pela SPMS, onde falou com as equipas de programadores da empresa de Lisboa e Porto (videoconferência), este médico-cirurgião sublinhou ainda a necessidade de saber comunicar as alterações que estão a ser implementadas, para que se garanta a participação dos profissionais de saúde, investigadores e utentes no processo de mudança. Só assim será possível concretizar o conceito “do more for less” (fazer mais por menos).

Temas

|

Sala da sessão com Don Detmer

Comitiva da Eslováquia visita SPMS

29 Junho, 2022

A SPMS recebeu uma comitiva eslovaca no âmbito da visita de estudo promovida pela DG Reform da Comissão Europeia e pelo Ministério da Saúde da Eslováquia nesta quarta-feira, dia 29 de junho, em Lisboa.

SNS 24 continua a melhorar acesso e promove equidade

23 Junho, 2022

O contacto remoto entre o cidadão e o Serviço Nacional de Saúde, independentemente da porta escolhida: telefónica, digital ou presencial, tem contribuído para fomentar a inclusão social e a literacia digital em saúde, possibilitando uma experiência uniforme, integrada e com qualidade.

Voltar
co-financiamento
libero sem, ut risus. Nullam commodo
Voltar para o topo.