Faturação hospitalar às seguradoras

29 Novembro, 2012

A faturação dos hospitais às seguradoras deve ser realizada através do sistema informático FHS – Faturação Hospitalar às Seguradoras, desenvolvido pela SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde.

A recomendação do Ministério da Saúde foi publicada esta quarta-feira, em Diário da República, através do Despacho nº 15264/2012 e surge em sequência de um protocolo, assinado a 3 de junho de 2011, pela Administração Central do Sistema de Saúde, I.P. (ACSS) e a Associação Portuguesa de Seguradoras, que estabelece um regime de cooperação referente à faturação e cobrança de encargos com prestações de saúde às seguradoras pelas entidades hospitalares do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Através do referido despacho, o Ministério da Saúde determina que o “sistema informático designado FHS — Faturação Hospitalar às Seguradoras desenvolvido pelos SPMS deve ser adotado pelos estabelecimentos e serviços do SNS até 31 de dezembro de 2012”.

A SPMS fica responsável pelo plano de formação referente ao sistema informático, dirigido ao pessoal dos serviços de informática e financeiros das unidades hospitalares do SNS, a ser disponibilizado até 15 de dezembro.

Exemplo de página da plataforma FHS

Comitiva da Eslováquia visita SPMS

29 Junho, 2022

A SPMS recebeu uma comitiva eslovaca no âmbito da visita de estudo promovida pela DG Reform da Comissão Europeia e pelo Ministério da Saúde da Eslováquia nesta quarta-feira, dia 29 de junho, em Lisboa.

SNS 24 continua a melhorar acesso e promove equidade

23 Junho, 2022

O contacto remoto entre o cidadão e o Serviço Nacional de Saúde, independentemente da porta escolhida: telefónica, digital ou presencial, tem contribuído para fomentar a inclusão social e a literacia digital em saúde, possibilitando uma experiência uniforme, integrada e com qualidade.

Curabitur eget tempus leo leo. risus amet, efficitur. ante. commodo