Notícias

Faturação hospitalar às seguradoras

29 Novembro, 2012

A faturação dos hospitais às seguradoras deve ser realizada através do sistema informático FHS – Faturação Hospitalar às Seguradoras, desenvolvido pela SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde.

A recomendação do Ministério da Saúde foi publicada esta quarta-feira, em Diário da República, através do Despacho nº 15264/2012 e surge em sequência de um protocolo, assinado a 3 de junho de 2011, pela Administração Central do Sistema de Saúde, I.P. (ACSS) e a Associação Portuguesa de Seguradoras, que estabelece um regime de cooperação referente à faturação e cobrança de encargos com prestações de saúde às seguradoras pelas entidades hospitalares do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Através do referido despacho, o Ministério da Saúde determina que o “sistema informático designado FHS — Faturação Hospitalar às Seguradoras desenvolvido pelos SPMS deve ser adotado pelos estabelecimentos e serviços do SNS até 31 de dezembro de 2012”.

A SPMS fica responsável pelo plano de formação referente ao sistema informático, dirigido ao pessoal dos serviços de informática e financeiros das unidades hospitalares do SNS, a ser disponibilizado até 15 de dezembro.  

Temas

Exemplo de página da plataforma FHS

Lançamento do S3 – Sistema de Cuidados de Saúde na ULS Lezíria

13 Dezembro, 2024

O Auditório do Hospital Distrital de Santarém acolheu um evento promovido pela SPMS, no dia 12 de dezembro, para assinalar a implementação pioneira do Sistema de Cuidados de Saúde (S3) na Unidade Local de Saúde da Lezíria (ULS Lezíria). A ULS Lezíria é a primeira do país a adotar o S3, uma solução tecnológica centrada […]

Comitiva da Hungria visita SPMS

10 Dezembro, 2024

No âmbito do programa europeu TAIEX TSI, a SPMS acolhe a visita de uma comitiva da Hungria, entre os dias 10 e 11 de dezembro, em Lisboa. Tem como objetivo principal a partilha de conhecimento sobre os sistemas de informação no domínio da saúde, especialmente sobre a estratégia de transformação digital centrada na interoperabilidade. No primeiro […]

Voltar
Voltar para o topo.